O Campeonato Mundial Feminino de Vôlei começa na manhã desta sexta-feira (22/8), na Tailândia. E o primeiro dia de competições terá grandes jogos, com direito à estreia dos candidatos ao título Brasil, Itália e Estados Unidos.
O torneio tem 32 seleções, representantes de todos os continentes do planeta, são divididas em oito grupos de quatro equipes cada – as duas primeiras se classificam para a fase eliminatória. Cada cidade sedia duas chaves – a da Seleção Brasileira será em Chaing Mai.
O Mundial vai até o dia 7 de setembro, quando o campeão será definido em partida no Indoor Stadium Huamark, em Bangkok, capital do país, que receberá toda a fase do mata-mata.
Seleção busca título inédito
O Brasil nunca conquistou o título do Campeonato Mundial Feminino de vôlei. Na última edição, em 2022, disputada em Países Baixos e Polõnia, bateu na trave – chegou à final, mas perdeu por 3 sets a 0 para a Sérvia.
A equipe já foi vice-campeã em outras três ocasiões – em 1994, para Cuba, em edição disputada em solo brasileiro; e em 2006 e 2010, para a Rússia (ambas as edições foram no Japão).
Além disso, a Seleção já foi terceira colocada uma vez: em 2014, quando derrotou a Itália, que jogava em casa, na disputa pelo terceiro lugar.
Horário e onde assistir a todos os jogos de hoje (22/8) no Mundial
6h
- Porto Rico x França, no Volleyball World TV
- Tchéquia x Argentina, no Volleyball World TV
7h
- Holanda x Suécia, no Volleyball World TV (streaming pago da FIVB), em Bangkok
- Bélgica x Cuba, no Sportv2 (TV fechada) e no Volleyball World TV, em Phuket
9h30
- Brasil x Grécia, no Sportv2 e no Volleyball World TV
- EUA x Eslovênia, no Volleyball World TV
10h30
- Tailândia x Egito, no Volleyball World TV
- Itália x Eslováquia, no Volleyball World TV