A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei enfrenta a França, neste domingo (24/8), pelo Campeonato Mundial. Em preparação para o duelo, após o treino deste sábado (23/8), a levantadora Roberta fez um alerta sobre uma das principais apostas do adversário: uma jogadora que faz ‘total diferença’, segundo a brasileira.
“Bom, mais um confronto com a França, agora pelo Campeonato Mundial. É um time que vem evoluindo muito. Acho que do ano passado para cá a gente viu um time completamente diferente. As meninas jogando rápido. A ponteira principal deles é que faz total diferença ali no time, organiza muito bem, o fundo de quadra ótimo, uma oposta muito alta.”
Roberta se refere a ponteira Héléna Cazaute, atleta de 27 anos e dona da camisa 1. No último embate entre Brasil e França, em que as brasileiras levaram a melhor por 3 sets a 2, ela foi um dos grandes destaques do jogo, marcando 33 pontos.
Apesar do ponto de atenção, a levantadora brasileira frizou que a equipe está preparada e ciente do que vai encontrar pela frente. “Também sabemos que daquele período para cá nosso time já está diferente. Vamos ajustar o que a gente precisou agora de manhã no treino. Vamos estudar mais um pouco.”
“É entrar preparadas, saber que a gente precisa agredir também. Os times vêm agredindo muito forte no saque, então acho que isso é uma coisa que a gente pode usar. E continuar evoluindo. A gente sabe que cada jogo, cada ponto, cada set é importante, então é focar agora completamente na França”, finalizou.
Onde assistir Brasil x França pelo Campeonato Mundial?
Brasil e França se enfrentam neste domingo (24/8), a partir das 9h30, no Chiang Mai International Exhibition and Convention Centre, em Chiang Mai, na Tailândia.
O duelo terá transmissão do SporTV 2 (TV fechada) e do Volleyball World TV (streaming pago da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB).
Quem é Héléna Cazaute?
Nascida em Narbonne, cidade localizada próxima ao litoral sul da França, em 17 de dezembro de 1997, Héléna Cazaute tem 1,84m de altura e se profissionalizou em “casa”, antes de ir à Itália.
Após defender três times franceses diferentes, ela começou a “aventura” no exterior em 2021, quando assinou com o Chieri, time que, atualmente, é treinado por Nicola Negro, comandante que foi multicampeão pelo Minas.
Já entre 2023/24 e 2024/25, Cazaute vestiu a camisa do Milano e atuou ao lado de Paola Egonu, oposta italiana eleita a melhor jogadora do mundo em 2024. Porém, a passagem da francesa pela Itália chegou ao fim.
Héléna Cazaute foi anunciada como nova ponteira do VakıfBank, tradicional time da Turquia, em 2 de junho, ou seja, nas vésperas do início da VNL. Foi neste time turco que a brasileira Gabi Guimarães, que está no Conegliano, da Itália, deu os primeiros passos no vôlei internacional entre 2019 e 2024.