Neste domingo (24/8), deu Brasil! Pela terceira partida da fase inicial do Mundial Feminino de Vôlei, as brasileiras venceram a França por 3 sets a 2, com parciais 21/25, 20/25, 25/15, 25/17 e 15/13.
Com a vitória, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei já está classificada às oitavas de final. Pelo Brasil, Gabi Guimarães foi a maior pontuadora da partida, com 18 pontos. Rosamaria, Julia Kudiess e Júlia Bergmann também foram destaques em quadra.
Essa foi a segunda partida da fase inicial do torneio. Na estreia, a Seleção venceu a Grécia por 3 sets a 0, com parciais 25/18, 25/16 e 25/16.
O jogo
A partida começou acirrada, com o primeiro set sendo disputado ponto a ponto. Até a metade do duelo, o empate prevaleceu no placar, quando o Brasil conseguiu emplacar pequena vantagem. O técnico adversário pediu tempo e, na volta, a França voltou a encostar no marcador.
Tempo técnico brasileiro e o jogo seguiu pegado, com pequenos erros fazendo total diferença. Não à toa, mesmo com bons rallys e viradas de bola potentes, o Brasil viu as francesas abrirem ampla diferença no placar no fim do duelo para fechar o set em 25 a 21.
No segundo set, a França já abriu o set em vantagem. Com a defesa brasileira instável, as francesas aproveitaram para manter o domínio em quadra. O Brasil até ensaiou uma reação, aproveitando dos pontos de bloqueio e provocando erros adversários. Kisy, com potência no ataque, foi um dos nomes da reação brasileira até a França retomar as rédeas do jogo.
O set até chegou a ficar empatado. Brasil e França até se alternaram na “liderança” do confronto. Mas, caminhando para o fim do embate, as francesas abriram nova ampla vantagem. Mais um set francês: 25 a 20.
No terceiro set, o Brasil começou chamando a responsabilidade e abrindo vantagem no placar. A França voltou ao jogo e a partida, consequentemente, voltou a ser disputada ponto a ponto. Isso até as brasileiras assumirem o controle novamente, acertando tudo – recepção, defesa, ataque e bloqueios – e abrindo boa vantagem no placar.
Com mais de 10 pontos de frente, não deu nem tempo de a França ensaiar uma reação, mesmo virando alguns pontos. Vitória brasileira: 25 a 15.
Quarto set muito parecido com o terceiro: domínio brasileiro, muitos acertos e uma formação que funcionou muito bem.
Rosamaria, Julia Kudiess e Júlia Bergmann encaixaram um jogo exemplar e fizeram a diferença em quadra, especialmente no ataque e nos bloqueios. Rosamaria, inclusive, foi a grande divisora de águas no confronto. Desde sua entrada, o Brasil se portou com mais experiência e mais domínio. Mais um set brasileiro para provocar o tie-break: 25 a 17.
Quinto set bem acirrado, com Brasil a frente no marcador. Aos poucos, abriu vantagem para ter a tranquildade de buscar o match point. Sem erro: vitória do Brasil no set: 15 a 13. E vitória no jogo, de virada: 3 sets a 2.
Quando é o próximo jogo do Brasil no Mundial Feminino de Vôlei?
A Seleção Brasileira Femininina de Vôlei volta a quadra nesta terça-feira (26/8), a partir das 9h30 (de Brasília), diante da seleção de Porto Rico pela última rodada da primeira fase do Mundial de Vôlei.
A fase final começa três dias depois, na sexta-feira (29/8), com as oitavas de final.