Tricampeã, a Seleção Cubana se despediu do Mundial Feminino de Vôlei com vitória. A equipe derrotou a Eslováquia nesta terça-feira (26/8) por 3 sets a 1 (27/25, 25/21, 22/25 e 26/24), no Phuket Municipal Stadium, na Tailândia.
Com o resultado, as cubanas encerram a participação no torneio na terceira posição do Grupo B, com três pontos. Foi a primeira vitória da equipe comandada pelo técnico brasileiro Luizomar de Moura. Antes, o time acumulou derrotas para a Bélgica e a Itália, ambas por 3 a 0.
Italianas (nove pontos) e belgas (seis), aliás, foram as duas seleções classificadas na chave, respectivamente na primeira e na segunda posições. A lanterna foi a Eslováquia, sem pontos.
“Nós entramos em quadra hoje com muita confiança no trabalho que nós temos feito e no processo pelo qual estamos passamos. Estávamos determinadas em busca da vitória. Acho que o time teve uma atitude diferente hoje, e estou feliz que isso nos levou à vitória”, declarou a central Laura Suárez, que terminou a partida com 17 pontos, à Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Cuba é tricampeã mundial
A tradicionalíssima Seleção Cubana é tricampeã mundial feminina de vôlei. Os títulos foram conquistados em 1978 (na antiga União Soviética), 1994 (Brasil) e 1998 (Japão). Além disso, ficou com a prata em 1986 (Tchecoslováquia).