Gabi Guimarães é, sem dúvida, uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo há alguns anos. E talvez esteja vivendo um dos seus melhores momentos. Campeã de todas as competições disputadas com o Conegliano, clube da Itália, a ponteira está liderando a Seleção Brasileira em busca do título que ainda não foi conquistado pelo vôlei feminino do Brasil: o Mundial.
No domingo (31/8), a mineira Gabi foi a maior pontuadora da vitória por 3 sets a 1 nas oitavas de final diante da República Dominicana: foram 21 pontos, tendo pontuado em todos os fundamentos – 17 de ataque, três de bloqueio e um ace. E os elogios para a atleta são praticamente constantes no mundo do vôlei.
Recentemente, o No Ataque fez uma entrevista exclusiva com Carol Gattaz. Ao ser perguntada sobre Gabi Guimarães, a medalhista olímpica em Tóquio 2020 – disputada em 2021 devido à pandemia do coronavírus – não poupou elogios à ex-companheira de Seleção e afirmou: nunca trabalhou com nenhuma atleta mais completa.
“A Gabi é uma jogadora que nem sei descrever porque ela é exatamente a filha do Deus do vôlei, né? Vou falar primeiro dela como pessoa. É gentil, humilde, amorosa, amiga. Tenho todos esses adjetivos para falar dela, fora a jogadora de vôlei que é. Jogadora não, né? Atleta de vôlei. É a mais completa que já vi trabalhando. Por não ser tão alta, o potencial que ela tem de salto não foi do dia para a noite que construiu”
Carol Gattaz, central do Praia Clube
“A rotina dela é muito pesada, ela tem um foco muito grande, estuda, trabalha, quer ser melhor. Está nos principais times do mundo não é por acaso. É porque conquistou isso, batalhou, vive disso. Fora isso, ela é uma excelente capitã, excelente líder. Motiva, inspira. Ficaria aqui horas e horas falando dela”, comentou.
Carol Gattaz ainda destacou a importância de Gabi Guimarães em meio ao grupo da Seleção Brasileira. A central de 44 anos do Praia Clube, que já se aposentou do time verde-amarelo, acredita que a capitã merece o ouro com a camisa do Brasil que ela tanto persegue.
“Ela me ajudou muito quando eu estava na Seleção. A gente se ajudou muito. Tenho um grande prazer de ser amiga dela, dentro e fora de quadra, e só desejo coisas boas pra ela, porque é uma jogadora que sabe o que está fazendo, sabe o que conquistou e ainda vai conquistar. E ela merece muito estar onde ela está, merece conquistar uma medalha de ouro. Então, por isso que eu torço muito pra que ela consiga ganhar uma medalha de ouro pela Seleção”, concluiu Gattaz.
Números de Gabi Guimarães no Mundial de Vôlei
Nesse Mundial Feminino de Vôlei, Gabi Guimarães é, de forma isolada, a maior pontuadora da Seleção Brasileira. Na estreia, contra a Grécia, ela fez 18 pontos, marca que ela repetiu contra a França, no jogo seguinte.
Já contra Porto Rico, a capitã do Brasil desacelerou e fez “apenas” oito pontos. Diante da República Dominicana, foram 21 bolas cravadas para chegar à marca de 65 pontos no torneio, com uma média superior a 16 por jogo.
No ranking geral do Mundial, Gabi é a 14ª maior pontuadora e ainda está entre as principais bloqueadoras das competição graças aos nove pontos por meio do fundamento na rede.