VÔLEI

Destaque da rival do Brasil sobre Mundial de Vôlei: ‘Se for um sonho, não me acorde’

Maior pontuadora da França, Héléna Cazaute vive ótimo momento no Mundial de Vôlei; a equipe será rival do Brasil na quinta-feira (4/9)

Compartilhe
google-news-logo

A destaque da próxima rival da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei está vivendo um sonho. Ou melhor, ela pediu: “Se for um sonho, não me acorde”. Segunda maior pontuadora do Mundial, Héléna Cazaute fez uma postagem especial no Instagram sobre a façanha da equipe na competição: é a primeira vez que as francesas disputarão as quartas de final do torneio.

Com uma foto sorrindo, Héléna afirmou: “Se isto for um sonho, não me acorde..”. Na sequência, ela usou emojis para indicar que em breve jogará “as quartas de final do Mundial”. E a adversária será a Seleção Brasileira: as equipes duelam na quinta-feira (4/9), às 7h (horário de Brasília), em Bangkok, na Tailândia.

E Héléna Cazaute é a principal preocupação do Brasil não só pelo ótimo desempenho no Mundial – veja abaixo -, mas também porque ela já teve ótimas atuações nos dois duelos em 2025. Felizmente para a torcida verde-amarela, a Seleção venceu por 3 sets a 2 nas duas oportunidades.

Em 10 de julho, pela fase inicial da Liga das Nações de Vôlei (VNL), a ponteira da França fez 33 dos 103 pontos da França na partida (32%), tendo sido incríveis 31 bolas cravadas em ataques e dois aces. Já em 24 de agosto, Cazaute foi novamente a maior pontuadora de um duelo com o Brasil, desta vez com 20 pontos, sendo 19 de ataque e um bloqueio correto.

Quem é Héléna Cazaute, destaque da França no Mundial de Vôlei

Nascida em Narbonne, cidade localizada próxima ao litoral sul da França, em 17 de dezembro de 1997, Héléna Cazaute tem 1,84m de altura e se profissionalizou em “casa”, antes de ir à Itália.

Após defender três times franceses diferentes, ela começou a “aventura” no exterior em 2021, quando assinou com o Chieri, time que, atualmente, é treinado por Nicola Negro, comandante que foi multicampeão pelo Minas.

Já entre 2023/24 e 2024/25, Cazaute vestiu a camisa do Milano e atuou ao lado de Paola Egonu, oposta italiana que foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2024. Porém, a passagem da francesa pela Itália chegou ao fim.

Héléna Cazaute foi anunciada como nova ponteira do VakıfBank, tradicional time da Turquia, em 2 de junho, ou seja, um pouco antes do início da temporada de seleções. Foi neste time turco que a brasileira Gabi Guimarães, que está no Conegliano, da Itália, deu os primeiros passos no vôlei internacional entre 2019 e 2024.

Na atual edição do Mundial Feminino de Vôlei, Cazaute tem 89 pontos, sendo 78 de ataque, sete de bloqueio e quatro aces. Esse número faz com que Héléna seja a segunda maior pontuadora da competição, atrás apenas da já eliminada sueca Isabelle Haak.

Uma curiosidade é que a destaque da Seleção da França fez, pelo menos, 20 pontos, em todas as partidas. E essa “menor” pontuação de Cazaute foi justamente diante do Brasil.

Compartilhe
google-news-logo