O confronto entre Turquia e Itália na final do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei reserva encontro curioso: mesmo pertencentes à mesma nacionalidade, marido e esposa estarão de lados diferentes da decisão, marcada para as 9h30 (de Brasília) deste domingo (7/9), no Indoor Stadium Huamark, em Bangkok, capital da Tailândia.
A Seleção Turca chegou à final após derrotar o Japão por 3 sets a 1 neste sábado (6/9), com show da oposta Melissa Vargas, autora de 28 pontos. Já a equipe italiana avançou para a decisão após confronto dramático com o Brasil horas depois. A Seleção esteve na frente do placar em dois momentos, mas levou a virada e perdeu por 3 sets a 2.
Com o avanço da Itália para a final, o jogo decisivo ganhará contornos especiais para lenda da equipe europeia, que se aposentará após a partida e pode ganhar o título que falta na carreira – tudo isso contra a seleção comandada pelo seu marido.
O embate entre marido e esposa em Turquia x Itália
Ícone e capitã da Itália, a líbero Monica de Gennaro, de 38 anos, é casada com o técnico da Turquia – o italiano Daniele Santarelli, de 44 anos, desde 2017.
Curiosamente, Daniele comanda sua cônjuge no Conegliano, da Itália, desde o ano em que se casaram. Juntos, eles são ídolos e multicampeões na equipe – que também conta com Gabi Guimarães, ponteira da Seleção Brasileira. Na última temporada, o casal conquistou tudo o que era possível na temporada de clubes: o Mundial, a Champions League, o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Supercopa da Itália.
Na final do Mundial, os dois estarão em lados diferentes e buscarão títulos inéditos em suas carreiras. Treinador da Turquia desde novembro de 2023, Santarelli pode erguer o primeiro troféu sob o comando da equipe.
De Gennaro, por sua vez, já anunciou que vai se aposentar da Seleção Italiana após o Mundial e pode ganhar o torneio que falta na sua carreira – amplamente considerada a melhor líbero do mundo e “referência” de Gabi, ela foi medalhista de ouro na Olimpíada de Paris 2024′ e é atual bicampeã da Liga das Nações (VNL).