VÔLEI

Vôlei: Itália encerra tabu contra Brasil em Mundiais e amplia série invicta histórica

Itália chegou à 35ª vitória seguida ao eliminar Seleção na semi do Mundial Feminino de Vôlei; veja tabu quebrado e relembre última derrota

Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

O tabu da Itália contra o Brasil em Mundiais Femininos de Vôlei acabou neste sábado (6/9). Ao derrotar por 3 sets a 2 Seleção Brasileira na semifinal do torneio, no Indoor Stadium Huamark, em Bangkok, capital da Tailândia, a equipe de Julio Velasco conquistou a primeira vitória contra o time verde-amarelo na história da competição.

De quebra, a seleção europeia – que esteve atrás do placar em dois momentos, mas conseguiu a virada – ampliou série invicta histórica. Agora, são 35 vitórias seguidas – o último revés foi para o próprio Brasil, na Liga das Nações (VNL) de 2024.

A Itália disputará a final do Mundial Feminino de Vôlei a partir das 9h30 (de Brasília) deste domingo (7/9), contra a Turquia. Já o Brasil, eliminado, entra em quadra às 5h30 (de Brasília) para a disputa do bronze contra o Japão.

O tabu da Itália contra o Brasil antes da vitória na semi

A primeira vez que as equipes se enfrentaram no torneio foi em 1990, na fase equivalente às oitavas de final. A Seleção saiu vitoriosa por 3 sets a 0, mas acabou eliminada na semifinal, para a campeã União Soviética, e sequer conquistou medalha.

As equipes só voltaram a se enfrentar 20 anos depois, na primeira fase do Mundial de 2010, e o Brasil venceu outra vez por 3 sets a 0.

O primeiro duelo valendo medalha entre as seleções no Mundial foi marcante. No torneio de 2014, na Itália, as brasileiras derrotaram as anfitrãs na disputa do bronze, no tie-break.

Depois, na última edição do torneio, em 2022, quando foi adotado novo formato, o Brasil ganhou da Itália duas vezes. Na primeira fase, venceu por 3 sets a 2. Já na semifinal, por 3 a 1, mas a Seleção foi derrotada pela Sérvia na decisão e adiou o sonho do título.

Brasil x Itália em Mundiais

  • 1990 – Oitavas de Final – Brasil 3 x 0 Itália
  • 2010 – Primeira fase – Brasil 3 x 0 Itália
  • 2014 – Disputa do bronze – Brasil 3 x 2 Itália
  • 2022 – Segunda fase – Brasil 3 x 2 Itália
  • 2022 – Semifinal – Brasil 3 x 1 Itália
  • 2025 – Semifinal – Brasil 2 x 3 Itália

Relembre a última derrota da Itália

A última derrota sofrida pela Itália foi há mais de um ano, no dia 27 de julho, para o Brasil, na VNL. De lá para cá, são 35 vitórias seguidas, dois títulos conquistados – a medalha de ouro em Paris 2024′ e a VNL de 2025, com triunfo de virada por 3 sets a 1 sobre a Seleção na final – e uma final alcançada, na atual edição do Mundial.

Relembre o duelo entre Brasil x Itália pela VNL 2024

O set inicial foi agitado, o Brasil abriu vantagem, porém a Itália se recuperou e chegou a empatar. A Seleção Brasileira conseguiu se reerguer, foi decisiva e venceu o primeiro set por 26 a 24.

Durante o segundo set, a jogadora destaque do Brasil foi Rosamaria, que fez nove pontos. Pela Itália, Paola Egonu foi a melhor jogadora, marcou oito pontos. O set terminou em 27 a 25 para as italianas.

O terceiro set foi dominado pelas italianas, que venceram por 25 a 18. No quarto set, Ana Cristina deixou nove pontos e o Brasil ganhou por 25 a 19.

Durante o tie-break, Gabi foi o destaque do time, o Brasil venceu por 15 a 10.

Compartilhe
google-news-logo