A medalha de bronze conquistada neste domingo (7/9), com vitória por 3 sets a 2 sobre o Japão, no Indoor Stadium Huamark, em Bangkok, na Tailândia, é a sexta do Brasil em Mundiais. Antes da edição 2025, a Seleção Feminina de Vôlei já havia conquistado quatro medalhas de prata e uma medalha de bronze.
O time verde-amarelo segue sem nunca ter erguido o sonhado troféu. Entre as equipes que nunca se sagraram campeões do torneio, o Brasil é o que mais vezes figurou no pódio.
O sonho do inédito título esteve vivo até esse sábado (6/9), quando a Itália virou sobre a Seleção após estar duas vezes atrás no placar, encerrou série de cinco vitórias seguidas do time de Zé Roberto Guimarães e venceu por 3 sets a 2 a semifinal do Mundial, na Tailândia.
Relembre, abaixo, as outras medalhas conquistadas pelo Brasil no torneio internacional que é o segundo mais importante do vôlei, abaixo apenas dos Jogos Olímpicos.
As vezes que o Brasil ‘bateu na trave’ no Mundial Feminino
O primeiro vice da Seleção Feminina de vôlei no Mundial foi em 1994, edição que foi sediada em Belo Horizonte e São Paulo. Na final, Cuba calou a torcida brasileira com uma imponente vitória por 3 sets a 0.
Em 2006 e 2010, o Brasil sofreu com cenários idênticos. Em ambas as edições, disputadas no Japão, perdeu por 3 sets a 2 para a Rússia na decisão.
O último vice foi na última edição do Mundial, em 2022. Na ocasião, a equipe capitaneada por Gabi Guimarães caiu para a Sérvia de Boskovic por 3 sets a 0 na final.
A outra medalha de bronze da Seleção havia sido em 2014, na Itália, quando venceu justamente a equipe do país-sede por 3 sets a 2 na disputa pelo último lugar do pódio.