Apenas uma das 17 jogadoras utilizadas pelo técnico do Brasil, Zé Roberto Guimarães, ao longo da temporada de seleções de 2025 foi titular em todos os jogos oficiais disputados – tanto na Liga das Nações Feminina (VNL) quanto no Mundial, disputado na Tailândia.
Na VNL, a Seleção teve 13 vitórias em 15 jogos. As únicas duas derrotas foram para a Itália – uma ainda na primeira semana do torneio, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, por 3 sets a 0; e a outra na final da competição, em Lodz, na Polônia, por 3 sets a 1.
No Mundial, disputado na Tailândia, foram seis vitórias em sete jogos – a única derrota também foi para a Itália, na semifinal, por 3 sets a 2, de virada, na semifinal. O time verde-amarelo ficou com a medalha de bronze na competição ao derrotar o Japão por 3 sets a o no domingo (7/9), dia que marcou o fim da temporada de seleções.
Quem foi a única jogadora titular em todos os jogos da Seleção?
A ponteira Júlia Bergmann, de 24 anos, foi a única a ter sido titular em todos os 22 jogos da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei em 2025.
Principais estrelas do Brasil, a ponteira Gabi Guimarães e a oposta Rosamaria só passaram a jogar regularmente como titulares a partir da terceira semana da VNL. Titulares absolutas no meio de rede, as centrais Júlia Kudiess e Diana deram lugar para Lorena na escalação inicial da equipe em algumas partidas, enquanto a líbero Marcelle só assumiu a posição na reta final da Liga das Nações.
Na posição de levantadora, Roberta e Macris alternaram a titularidade ao longo de toda a temporada.
Havia a expectativa de que, com Gabi em forma, Bergmann se alternasse com Ana Cristina, maior destaque do Brasil na parte inicial da VNL. No entanto, a ponteira sofreu lesão no menisco medial do joelho esquerdo durante a vitória por 3 sets a 2 sobre a França, na terceira etapa da Liga das Nações. Assim, Júlia e Gabi compuseram a dupla titular da ponta ao longo do resto da temporada – Helena Wenk, inicialmente a quarta ponteira, pasou a ser reserva imediata delas, mas pouco entrou.
Veja todas as jogadoras que foram titulares do Brasil em 2025
- Júlia Bergmann – 22 jogos
- Júlia Kudiess – 21 jogos
- Diana – 19 jogos
- Gabi Guimarães – 15 jogos
- Marcelle – 13 jogos
- Macris – 12 jogos
- Roberta – 10 jogos
- Rosamaria e Laís – 9 jogos
- Tainara e Ana Cristina – 8 jogos
- Kisy e Lorena – 4 jogos
- Kika, Luzia, Lanna, Jheovana e Helena – nenhum jogo