MUNDIAL MASCULINO DE VÔLEI

Favorita ao título ‘varre’ adversário na estreia do Mundial Masculino de Vôlei

Líder do ranking mundial, Polônia encontrou resistência da Romênia no primeiro set, mas fez valer favoritismo para triunfar por 3 a 0

Compartilhe
google-news-logo

Uma das favoritas ao título, a Polônia estreou com vitória sobre a Romênia no Mundial Masculino de Vôlei. Neste sábado (13/9), a equipe número 1 do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) fez 3 sets a 0 (34-32, 25-15, 25-19) no Araneta Coliseum, em Araneta, nas Filipinas. Com isso, largam na liderança do Grupo B.

A Seleção Polonesa enfrentou resistência no primeiro set, mas conseguiu reencontrar o ritmo e foi mais decisiva na hora de fechar. Nos outros dois, jogou de forma dominante para vencer sem perder nenhuma parcial.

De volta após ficar de fora da Liga das Nações (VNL), o oposto Bartosz Kurek fez 13 pontos (dez de ataque, dois de bloqueio e um ace). O capitão foi o segundo maior pontuador do time, atrás apenas do ponteiro Wilfredo León, com 14 (11 ataques, dois aces e um bloqueio).

“É ótimo estar de volta. O tempo de fora nesta temporada não foi exatamente planejado, e eu tive que trabalhar duro para voltar em forma e apto a estar aqui com o time. É um torneio longo, e queremos estar aqui até o final”, projetou o jogador.

Do outro lado, o ponteiro Adrian Aciobăniței foi o destaque ofensivo romeno. Ele fez 11 pontos (nove ataques, um ace e um bloqueio). “Foi um jogo duro para a gente, mas estou orgulhoso do time e do estafe. Nós demos o nosso máximo e estou feliz por nossa performance”, iniciou.

“O primeiro set foi apertado, e infelizmente não conseguimos vencer. Mas aprendemos o que precisamos para ser mais precisos e mais pacientes nesses momentos”, completou.

Situação do Grupo B

No outro jogo da chave, a Holanda bateu o Catar por 3 sets a 1 (25/18, 25/23, 26/28 e 25/23), no mesmo local. Assim, a Polônia aparece em primeiro lugar, seguida dos holandeses, dos cataris e, por fim, dos romenos.

A segunda rodada do Grupo B será nesta segunda-feira (15/9), também no Araneta Coliseum. Às 7h (de Brasília), Holanda e Romênia se enfrentam. Depois, a partir das 10h30, é a vez de Polônia e Catar medirem forças.

A fase de grupos do Mundial é disputada em turno único, em três rodadas (todos contra todos). Os dois melhores times avançam às oitavas de final, enquanto o terceiro e o quarto colocados são eliminados da competição.

Jogos do Grupo B

  • Holanda 3 x 1 Catar – 13/9
  • Polônia 3 x 0 Romênia – 13/9
  • Holanda x Romênia – 15/9, às 7h
  • Polônia x Catar – 15/9, às 10h30
  • Catar x Romênia – 16/9, às 23h30
  • Polônia x Holanda – 17/9, às 7h

Polônia é favorita ao título

A tradicional Polônia chega ao Mundial como uma das grandes favoritas ao título. O time europeu vem embalado após o título da Liga das Nações (VNL), no início de agosto. No dia 3, venceu a final contra a Itália por 3 sets a 0, em Ningbo, na China, e faturou o bicampeonato – já havia conquistado o título em 2023.

O time também é o atual vice-campeão olímpico, tendo perdido a final de Paris 2024 para a França, e acumula títulos históricos: o ouro nos Jogos de Montreal 1976 e o tri do Mundial (1974, 2014 e 2018).

Com os resultados recentes, lidera o ranking mundial da FIVB, com 401.38 pontos – à frente da segunda colocada Itália (368.02) e do terceiro Brasil (356.02)

Compartilhe
google-news-logo