Um gigante ameaçado! Atual bicampeã olímpica, a França foi surpreendida e perdeu para a Finlândia por 3 sets a 2 (19/25, 25/17, 27/29, 25/21 e 9/15) nesta terça-feira (16/9), pela segunda rodada do Grupo C do Mundial Masculino de Vôlei. Com o resultado no Araneta Coliseum, em Araneta, a equipe se complica na briga por uma vaga nas oitavas de final.
Os finlandeses contaram com um alto número de erros da França (39 pontos) e um bloqueio bastante efetivo (14) para a vitória inesperada. O oposto Joonas Jokela (20 pontos) e o ponteiro Luka Marttila (15) foram os principais destaques ofensivos da equipe.
Do outro lado, a França atacou bem, como de costume, mas sofreu com a marcação do block finlandês. Os maiores pontuadores franceses foram o oposto Jean Patry (23 pontos) e o ponteiro Yacine Louati (17).
Resultado surpreendente
A derrota francesa é surpreendente. Afinal de contas, o time é o atual bicampeão olímpico – conquistou o ouro nos Jogos de Tóquio 2020, disputado em 2021 por conta da pandemia de COVID-19, e de Paris 2024. Por outro lado, a Finlândia é uma seleção sem tanta tradição no esporte.
Para se ter uma ideia, a França teve a terceira melhor campanha da fase classificatória da Liga das Nações (VNL) – acabou eliminada pela Eslovênia nas quartas de final. Já a Finlândia nem teve ranking para se classificar.
Por falar em ranking, os franceses são os quarto colocados da classificação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A Finlândia é só a 20ª.
Situação do Grupo C
A Argentina lidera a chave, com cinco pontos. A seguir, aparecem a França, com quatro, e a Finlândia, com três. A Coreia do Sul (zero) completa a tabela de classificação.
Apenas os sul-coreanos estão eliminados antecipadamente. As outras três seleções chegam à última rodada com chances de avançar ao mata-mata do Mundial.
Classificação do Grupo C do Mundial de Vôlei
- Argentina – 5 pontos
- França – 4 pontos
- Finlândia – 3 pontos
- Coreia do Sul – 0 ponto
Jogos da última rodada do Grupo C
- Finlândia x Coreia do Sul – 17/9, às 23h30, no Araneta Coliseum
- França x Argentina – 18/9, às 7h, no Araneta Coliseum