Tetracampeã, a Itália perdeu para a Bélgica por 3 sets a 2 (23/25, 20/25, 25/22, 25/21 e 13/15) nesta terça-feira (16/9) e está ameaçada de desclassificação no Grupo F do Mundial Masculino de Vôlei, nas Filipinas.
Os belgas iniciaram em grande ritmo e abriram 2 a 0 no Araneta Coliseum, em Araneta, mas viram os italianos igualarem o marcador. No tie-break, a surpresa se concretizou.
A vantagem da Bélgica se deu graças ao poderio ofensivo: foram oito pontos de ataque a mais (62 a 54). Destaque para o oposto Ferre Reggers, de 22 anos, que cravou impressionantes 31 pontos. O ponteiro Sam Deroo contribuiu com 17.
Do outro lado, os italianos contaram com os ponteiros Mattia Bottolo (17 pontos) e Alessandro Michieletto (16).
Situação do grupo
Com o resultado, a Bélgica chega a cinco pontos, na liderança do Grupo F. A Itália tem quatro, em segundo lugar, seguido da Ucrânia, terceiro, com três. A Argélia, sem pontuar, é a lanterna e já está eliminada.
- Bélgica – 5 pontos
- Itália – 4 pontos
- Ucrânia – 3 pontos
- Argélia – 0 ponto
Na última rodada, a Itália enfrenta a Ucrânia nesta quinta-feira (18/9), às 10h30, no Araneta Coliseum. Mais cedo, a Bélgica encara a Argélia, às 3h, no mesmo local.
Os dois melhores times avançam às oitavas de final do Mundial Masculino de Vôlei. Terceiro e quarto colocados são eliminados do torneio.
Do que a Itália precisa para se classificar?
A última rodada virou uma espécie de mata-mata para Itália e Ucrânia. O time que vencer avança às oitavas de final.
No primeiro jogo do dia, a tendência é que a Bélgica – já classificada – derrote a Argélia e garanta a primeira colocação.