A única seleção africana que restava no Campeonato Mundial Masculino de Vôlei caiu. Nesta quinta-feira (23/9), a Tchéquia, “zebra” que passou no grupo em que o Brasil era favorito, precisou de apenas uma hora e 13 minutos para despachar a Tunísia por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/23) nas oitavas de final da competição, na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas.
Com brilho dos jogadores de extremidade, a República Tcheca dominou absolutamente as duas primeiras parciais. Na terceira, começou pior que a Tunísia e chegou a estar perdendo por 16 a 10, mas emplacou sequências de três e seis pontos seguidos para virar e, posteriormente, fechar a etapa – e o jogo – em 25 a 23. Os maiores pontuadores do jogo foram o oposto Indra, com 14 pontos, e os ponteiros Galabov e Vasina, ambos com 13 tentos.
A Tchéquia foi a grande “zebra” do Grupo H. No confronto com a Seleção Masculina de Vôlei, os europeus foram atropelados por 3 sets a 0. O Brasil tinha classificação encaminhada e precisava ganhar apenas um set da Sérvia, na última rodada, para ir às oitavas – no entanto, com o time abalado pela morte da mãe de Bernardinho horas antes, perdeu por 3 sets a 0 para a Sérvia e ficou dependendo do resultado de República Tcheca x China para avançar.
A China precisava ganhar pelo menos uma parcial dos tchecos, o que não aconteceu. Os europeus derrotaram os asiáticos por 3 sets a 0, somaram seis pontos e, nos critérios de desempate, tomaram a vice-liderança da chave do Brasil. Foi a primeira vez que a Seleção caiu na fase de grupos do Mundial e a pior campanha na história da competição – contando os naipes masculino e feminino -, que terminou apenas na 17ª colocação.
Já a Tunísia liderou o Grupo A com seis pontos, superando o tradicional Irã, que ficou em segundo lugar, com cinco pontos, e a seleção do país-sede, as Filipinas, eliminada com 1 ponto. Os africanos venceram o Egito e as Filipinas por 3 sets a 0 e perderam apenas para os iranianos na fase inicial, por 3 sets a 1.
Todas as outras seleções africanas deixaram o Mundial ainda na fase de grupos – o Egito foi o lanterna do Grupo A, com três pontos; a Argélia foi a lanterna do Grupo F, sem pontos somados; e a Líbia foi a lanterna do Grupo G, também sem pontos somados.
Tchéquia nas quartas de final
A Tchéquia agora aduarda o resultado de Irã x Sérvia, que se enfrentam a partir das 9h pelo último jogo das oitavas de final da competição. A partida também será na Mall of Asia Arena, em Pasay, que sedia toda a fase final do Mundial.
O jogo da República Tcheca nas quartas de final será nesta quinta-feira (25/9), em horário ainda a ser definido – provavelmente, às 4h30 ou às 9h. O chaveamento do torneio está definido e, caso avance para a semifinal, o país do leste europeu enfrentará Estados Unidos ou Bulgária.
As quartas de final já definidas
- Itália x Bélgica – quarta-feira (24/9), a partir das 4h30
- Polõnia x Turquia – quarta-feira (24/9), a partir das 9h
- EUA x Bulgária – quinta-feira (25/9), em horário ainda a ser definido