VÔLEI

Zebra do grupo do Brasil despacha única seleção africana que restava no Mundial de Vôlei

Seleção que 'eliminou' Brasil na fase de grupos do Mundial Masculino de Vôlei avançou para as quartas de final com vitória sobre africanos

Compartilhe
google-news-logo

A única seleção africana que restava no Campeonato Mundial Masculino de Vôlei caiu. Nesta quinta-feira (23/9), a Tchéquia, “zebra” que passou no grupo em que o Brasil era favorito, precisou de apenas uma hora e 13 minutos para despachar a Tunísia por 3 sets a 0 (25/19, 25/18 e 25/23) nas oitavas de final da competição, na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas.

Com brilho dos jogadores de extremidade, a República Tcheca dominou absolutamente as duas primeiras parciais. Na terceira, começou pior que a Tunísia e chegou a estar perdendo por 16 a 10, mas emplacou sequências de três e seis pontos seguidos para virar e, posteriormente, fechar a etapa – e o jogo – em 25 a 23. Os maiores pontuadores do jogo foram o oposto Indra, com 14 pontos, e os ponteiros Galabov e Vasina, ambos com 13 tentos.

A Tchéquia foi a grande “zebra” do Grupo H. No confronto com a Seleção Masculina de Vôlei, os europeus foram atropelados por 3 sets a 0. O Brasil tinha classificação encaminhada e precisava ganhar apenas um set da Sérvia, na última rodada, para ir às oitavas – no entanto, com o time abalado pela morte da mãe de Bernardinho horas antes, perdeu por 3 sets a 0 para a Sérvia e ficou dependendo do resultado de República Tcheca x China para avançar.

A China precisava ganhar pelo menos uma parcial dos tchecos, o que não aconteceu. Os europeus derrotaram os asiáticos por 3 sets a 0, somaram seis pontos e, nos critérios de desempate, tomaram a vice-liderança da chave do Brasil. Foi a primeira vez que a Seleção caiu na fase de grupos do Mundial e a pior campanha na história da competição – contando os naipes masculino e feminino -, que terminou apenas na 17ª colocação.

Já a Tunísia liderou o Grupo A com seis pontos, superando o tradicional Irã, que ficou em segundo lugar, com cinco pontos, e a seleção do país-sede, as Filipinas, eliminada com 1 ponto. Os africanos venceram o Egito e as Filipinas por 3 sets a 0 e perderam apenas para os iranianos na fase inicial, por 3 sets a 1.

Todas as outras seleções africanas deixaram o Mundial ainda na fase de grupos – o Egito foi o lanterna do Grupo A, com três pontos; a Argélia foi a lanterna do Grupo F, sem pontos somados; e a Líbia foi a lanterna do Grupo G, também sem pontos somados.

Tchéquia nas quartas de final

A Tchéquia agora aduarda o resultado de Irã x Sérvia, que se enfrentam a partir das 9h pelo último jogo das oitavas de final da competição. A partida também será na Mall of Asia Arena, em Pasay, que sedia toda a fase final do Mundial.

O jogo da República Tcheca nas quartas de final será nesta quinta-feira (25/9), em horário ainda a ser definido – provavelmente, às 4h30 ou às 9h. O chaveamento do torneio está definido e, caso avance para a semifinal, o país do leste europeu enfrentará Estados Unidos ou Bulgária.

As quartas de final já definidas

  • Itália x Bélgica – quarta-feira (24/9), a partir das 4h30
  • Polõnia x Turquia – quarta-feira (24/9), a partir das 9h
  • EUA x Bulgária – quinta-feira (25/9), em horário ainda a ser definido
Compartilhe
google-news-logo