Três das quatro seleções da semifinal do Campeonato Mundial das Filipinas foram derrotadas pelo Brasil na temporada de seleções de 2025 – uma na fase inicial da competição e outras duas na Liga das Nações (VNL), torneio que foi disputado entre junho e agosto. O dado reforça o cenário de grande equilíbrio em que o vôlei masculino se encontra – a Seleção Brasileira de Bernardinho sequer se classificou para as oitavas de final da competição.
“Azarã” nas semis do Mundial, a Tchéquia se classificou após vencer o Irã por 3 sets a 1 na manhã desta quinta-feira (25/9). A equipe do leste europeu estava ao lado da Seleção de Bernardinho no Grupo H. Na segunda rodada, ambos se enfrentaram e o time verde-amarelo ganhou de forma avassaladora por 3 sets a 0 – com direito a parcial vencida por 25 a 11.
A vitória deixou o Brasil com um pé no mata-mata. Na terceira rodada, contra a Sérvia – que tinha perdido para a República Tcheca na estreia por 3 sets a 0 -, bastava ganhar um set para carimbar a vaga nas oitavas de final. No entanto, de forma surpreendente, a Seleção foi derrotada por 3 sets a 0 e ficou dependendo do resultado de República Tcheca x China, último jogo do grupo, para avançar.
A China precisava ganhar pelo menos uma parcial dos tchecos, o que não aconteceu. Os europeus derrotaram os asiáticos por 3 sets a 0, somaram seis pontos e, nos critérios de desempate, tomaram a vice-liderança da chave do Brasil. Foi a primeira vez que a Seleção caiu na fase de grupos do Mundial e a pior campanha na história da competição – contando os naipes masculino e feminino -, que terminou apenas na 17ª colocação.
Favoritas ao título também foram vencidas pelo Brasil
Polônia e Itália garantiram suas vagas na semifinal do Mundial nessa quarta-feira (24/9) – a primeira derrotou a Turquia por 3 sets a 0 e a segunda venceu a Bélgica pelo mesmo placar.
Favoritas ao título da competição, ambas se enfrentarão em uma semi cotada por muitos como a “final antecipada” do torneio. No entanto, ainda na Liga das Nações, elas enfrentaram o Brasil e saíram derrotadas.
No terceiro jogo da segunda semana da VNL, nas proximidades de Chicago, nos Estados Unidos, o Brasil enfrentou a Itália e venceu por 3 sets a 2 em jogo dramático, que contou com mais de duas horas de duração, terceira parcial “interminável” (vencida pelo Brasil por 33 a 31) e brilho do oposto Alan, que anotou impressionantes 31 pontos.
Na partida seguinte, a Seleção encarou a Polônia – que ainda não estava completa com todas as suas estrelas – e ganhou por 3 sets a 1, selando campanha impecável do Brasil na etapa. Irmão mais novo de Alan, Darlan foi o grande destaque da partida e pontuou 26 vezes.
Na fase final da VNL, as equipes voltariam a se enfrentar. Pela semifinal, em Ningbo, na China, a seleção europeia “completa” não deu chances ao Brasil e venceu por 3 sets a 0 – na final, a Polônia ganharia da Itália pelo mesmo placar e seria campeã do torneio.
As vitórias do Brasil contra semifinalistas do Mundial
- Brasil 3 x 2 Itália – (25/22, 22/25, 33/31, 23/25 e 15/13) pelo terceiro jogo da segunda semana da VNL, em 28/6
- Brasil 3 x 1 Polônia – (25/21, 25/21, 21/25 e 28/26) pelo quarto jogo da segunda semana da VNL, em 29/6
- Brasil 3 x 0 Tchéquia – (25/11, 25/22 e 25/18) na segunda rodada do Mundial, em 15/9
E a outra semifinalista?
A seleção que enfrentará a Tchéquia na outra semifinal da competição sairá do confronto entre Estados Unidos e Buklgária, a partir das 9h desta quinta-feira (25/9), na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas.
Os búlgaros e os estadunidenses, no entanto, não enfrentaram o Brasil na temporada de seleções de 2025.