A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e avançou às oitavas de final do Mundial Feminino de Vôlei como líder do Grupo C. Várias atletas contribuíram para o desempenho do Brasil nas vitórias sobre Grécia (3 a 0), França (3 a 2) e Porto Rico (3 a 0). Mas quais foram as melhores? O No Ataque verificou os números de cada uma e os apresenta a seguir.
O técnico José Roberto Guimarães testou duas escalações diferentes nos três jogos da primeira fase na Tailândia. Nas duas rodadas iniciais, iniciaram Júlia Kudiess, Diana, Gabi Guimarães, Júlia Bergmann, Kisy, Roberta e Marcelle. Diante de Porto Rico, uma mudança de levantadoras: Macris substituiu Roberta.
As titulares dominam as listas das melhores do Brasil no Mundial. Ao longo dos jogos, outras atletas foram acionadas, como a oposta Rosamaria, destaque na virada diante das francesas na segunda rodada, a central Lorena e a também oposta Tainara.
Quem são os destaques do Brasil?
São vários os destaques do Brasil no Mundial. Contudo, segundo os números, algumas atletas chamam a atenção. A começar pela ponteira Gabriela Guimarães, maior pontuadora do time ao lado da também ponteira Júlia Bergmann, ambas com 44 pontos.
Gabi também lidera os ranking de mais pontos de ataque (36) e de maior índice de recepção de saques adversários (46,77% de sucesso).
Além dela, destaca-se Júlia Bergmann. A ponteira é uma das principais atacantes brasileiras no Mundial e tem contribuído também na recepção e no bloqueio. A central Júlia Kudiess é a maior bloqueadora da Seleção no torneio, com 12 pontos.
Na defesa, além de Gabi, destaque para a líbero Marcelle – que disputa o Mundial pela primeira vez na carreira. A defensora é quem mais salva ataques adversários até aqui.
Rankings das melhores do Brasil no Mundial
Maiores pontuadoras
- Gabriela Guimarães e Júlia Bergmann – 44 pontos
- Júlia Kudiess – 36 pontos
- Kisy – 28 pontos
- Diana – 27 pontos
Mais pontos de ataque
- Gabriela Guimarães – 36 pontos
- Júlia Bergmann – 35 pontos
- Júlia Kudiess e Kisy – 24 pontos
- Diana – 16 pontos
Mais pontos de bloqueio
- Júlia Kudiess – 12 pontos
- Diana – 8 pontos
- Júlia Bergmann – 7 pontos
- Gabriela Guimarães – 6 pontos
- Rosamaria e Kisy – 4 pontos
Mais pontos de saque
- Diana – 3 pontos
- Gabriela Guimarães e Júlia Bergmann – 2 pontos
- Macris – 1 ponto
Melhores índices de recepção de saque
- Gabriela Guimarães – 29 acertos (46,77% de sucesso)
- Júlia Bergmann – 25 acertos (40,32% de sucesso)
- Marcelle – 11 acertos (31,43% de sucesso)
Defesa de ataques
- Marcelle – 25 (44,64% de acerto)
- Gabriela Guimarães – 15 (46,88% de acerto)
- Roberta – 13 (76,47% de acerto)
- Júlia Bergmann – 12 (50% de acerto)
- Kisy – 11 (61,11% de acerto)
Brasil nas oitavas de final
A Seleção Brasileira avançou ao mata-mata do Mundial como líder do Grupo C, com oito pontos, à frente da segunda colocada França (sete), e das eliminadas Grécia (três) e Porto Rico (zero).
Nas oitavas de final, o Brasil enfrentará a República Dominicana. As equipes se encontram neste domingo (31/8), a partir das 10h30 (de Brasília), em Bangkok.