A busca da Seleção Brasileira pelo tetracampeonato do Mundial Masculino de Vôlei começa neste domingo (14/9). No caminho, o Brasil terá como rivais na fase de grupos a China, a Sérvia e a Tchéquia. A seguir, o No Ataque detalha datas, horários e onde assistir aos confrontos, além de outras informações da participação nacional no torneio.
O time do técnico Bernardinho inicia a trajetória diante dos chineses. Neste domingo, as equipes se enfrentam a partir das 10h (de Brasília), na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas. O ginásio, aliás, será palco de todas as partidas da chave.
Depois de encarar a China, o Brasil encara a Tchéquia na segunda rodada. O jogo está marcado para segunda-feira (15/9), a partir das 23h. O encerramento da fase de grupos será diante dos sérvios, quarta-feira (17/9), também às 23h.
Onde assistir aos jogos do Brasil no Mundial Masculino de Vôlei?
Os três jogos do Brasil na fase de grupos do Mundial Masculino de Vôlei de 2025 terão transmissão ao vivo do SporTV 2 (TV fechada) e na Volleyball World TV (streaming pago da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB).
Tabela do Brasil no Mundial Masculino de Vôlei
- Brasil x China – domingo, 14/9, às 10h, na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas – transmissão de SporTV 2 e Volleyball World TV
- Brasil x Tchéquia – segunda-feira, 15/9, às 23h, na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas – transmissão de SporTV 2 e Volleyball World TV
- Brasil x Sérvia – quarta-feira, 17/9, às 23h, na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas – transmissão de SporTV 2 e Volleyball World TV
Do que o Brasil precisa para se classificar?
O regulamento da fase de grupos do Mundial Masculino de Vôlei prevê confrontos de todos contra todos em turno único – cada seleção, portanto, disputará três jogos. Ao fim dos duelos, os dois melhores na classificação por pontos corridos avança às oitavas de final. Terceiro e quarto colocados, por sua vez, são eliminados.
Portanto, o Brasil precisa estar entre os dois melhores do Grupo H para avançar ao mata-mata do Mundial Masculino de Vôlei.
Brasil busca o tetracampeonato
A Seleção Brasileira chega às Filipinas como uma das candidatas ao título do Mundial. O Brasil é um dos grandes vencedores do torneio, com três títulos: 2002, 2006 e 2010. Apenas Rússia (seis) e Itália (quatro) conquistaram o título mais vezes.
Após uma participação ruim nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho foi bem na Liga das Nações, encerrada em agosto. O Brasil terminou a competição com o bronze após vencer a Eslovênia na decisão do terceiro lugar.
Campeãs do Mundial Masculino de Vôlei
- Rússia – 6 títulos
- Itália – 4 títulos
- Brasil e Polônia – 3 títulos
- Tchéquia – 2 títulos
- Estados Unidos e Alemanha Oriental – 1 título