TROFÉU INCONFIDÊNCIA

Athletic atropela Pouso Alegre, conquista Troféu Inconfidência e garante vaga na Copa do Brasil

Representante de São João del-Rei, Athletic venceu rival por 6 a 1 no placar agregado e ergueu a taça do Troféu Inconfidência de 2024
Foto do autor
Compartilhe

O Athletic é o campeão do Troféu Inconfidência. Na noite desta quinta-feira (28/3), na Arena Sicredi, o Esquadrão de Aço bateu o Pouso Alegre por 3 a 0 e concluiu o atropelo sobre o rival nas finais com o placar agregado de 6 a 1. Além da conquista, o time de São João del-Rei garantiu vaga na Copa do Brasil de 2025.

Após vencer por 3 a 1 na partida de ida, o Athletic aproveitou o apoio dos torcedores e ampliou a vantagem rapidamente, controlando o confronto e garantindo o título e a vaga na competição de mata-mata. Os gols foram marcados por David Braga, Johnatas e Welinton Torrão.

Por outro lado, o Pouso Alegre não jogou bem nas decisões e perdeu a chance de ser o primeiro bicampeão do Troféu Inconfidência. Já sobre a Copa do Brasil, a equipe deve “torcer” para que um dos clubes mineiros já garantidos no torneio nacional pelo Estadual – América, Atlético, Cruzeiro e Tombense – conquistem vaga por meio de outros campeonatos.

O Troféu Inconfidência existe desde 2020, com os clubes que ficaram entre quinto e oitavo na fase classificatória do Mineiro. 

O primeiro campeão foi o Uberlândia. Já o Pouso Alegre venceu em 2021, sendo sucedido por Democrata-GV e Tombense em 2022 e 2023, respectivamente. Logo, esta foi a primeira conquista do Athletic, clube que ficou fora da competição nas últimas duas edições por se classificar à semifinal do Estadual.

O jogo

Mesmo com a vantagem do jogo de ida, o Athletic começou em cima logo no início do jogo e abriu o placar no minuto 10 da primeira etapa. Yuri encontrou David Braga, que finalizou de esquerda e fez o primeiro: 1 a 0.

18 minutos depois, o time de São João del-Rei ampliou a larga vantagem. A jogada começou com Welinton Torrão, que finalizou e acertou a trave. A bola sobrou para Johnatas, e o centroavante balançou a rede: 2 a 0.

Já aos 8 da etapa final, Johnatas recebeu livre, dentro da área, finalizou forte e marcou mais um. Porém, desta vez, o atacante estava impedido, e a arbitragem anulou a bola na rede.

Por outro lado, o Pouso Alegre teve uma grande chance para diminuir o placar, mas perdeu a oportuniadde. No minuto 29 do segundo tempo, Paulo Henrique tocou, Gabriel Neto driblou o goleiro e chutou, mas foi atrapalhado por um companheiro de time e desperdiçou a chance. 

Enquanto isso, o Athletic aproveitou a chance e fez mais um aos 37 do segundo tempo. Welinton Torrão acelerou, driblou o goleiro adversário e marcou mais um: 3 a 0 e título com folga para o representante de São João del-Rei,.

A campanha do Athletic, campeão do Troféu Inconfidência

Na fase de classificação do Estadual, o Athletic ficou na segunda posição do Grupo C, com 13 pontos – oito jogos, quatro vitórias, um empate e três derrotas. Na tabela geral, o clube ficou em quinto. 

O Esquadrão de Aço encarou o Uberlândia na semifinal do Troféu Inconfidência. O primeiro jogo, disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, terminou 0 a 0. 

A volta, que ocorreu na Arena Sicredi, em São João del-Rei, acabou empatado por 2 a 2. O time alvinegro passou de fase por ter a vantagem de dois empates.

Nas finais, o Athletic atropelou o Pouso Alegre com vitórias por 3 a 1, como visitante, e 3 a 0, como mandante, e ergueu a taça do Troféu Inconfidência.

Compartilhe