ATLÉTICO

Contratado pelo profissional do Atlético, Ivan Román se destaca na base; veja como foi

Contratado para compor o profissional do Atlético, Ivan Román estreou com a camisa preta e branca em jogo pelo sub-20 nesta quarta-feira (2/4)

Contratado pelo Atlético junto ao Palestino, do Chile, o zagueiro Ivan Román fez estreia pelo sub-20 do clube mineiro na tarde desta quarta-feira (2/4). O chileno de 18 anos recebeu oportunidade como titular e capitão na equipe interinamente comandada pelo ex-zagueiro Leonardo Silva diante dos juniores do Bahia, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Como foi a atuação do defensor? O No Ataque responde a seguir.

Antes mesmo do apito inicial, a estreia de Ivan Román pelo sub-20 virou motivo de debate entre torcedores do Atlético nas redes sociais. Parte dos alvinegros criticou a utilização do jogador contratado para compor o elenco profissional em um jogo da base, enquanto outra parte concordou com a oportunidade para que o atleta adquira maior rodagem antes de ser acionado no time principal.

Atlético-MG Loading official content
Bastidores da chegada de Ivan Roman no Atlético-MG
O zagueiro da seleção do Chile sub-20, Ivan Roman, já treina como novo reforço do Galo para a temporada 2025. A Galotv acompanhou todos os passos do jogador, desde a chegada ao Aeroporto de Confins, passando pelos exames médicos, testes físicos e primeiro treino com bola.
0 seconds of 1 minute, 30 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:30
01:30
 
Atlético-MG
Mais vídeos no OneFootball
ASSISTA

O primeiro tempo teve performance positiva de Román. Compondo dupla com Dudu, que chegou a fazer gol pelo profissional do Atlético na primeira fase do Campeonato Mineiro, o chileno jogou como zagueiro pela direita, próximo ao lateral Vitor Gabriel.

Desde os minutos iniciais, o defensor demonstrou bom senso de posicionamento e agressividade nas abordagens individuais e pelo alto. Román contribuiu com pelo menos seis cortes importantes na etapa inicial no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, além de um desarme em zona perigosa do campo. Em contrapartida, sofreu dois dribles em situações de um contra um.

Com a bola, Ivan Román também mostrou qualidades importantes. O chileno teve iniciativa para conduzir e avançar em campo quando teve liberdade, arriscou passes longos com bom nível de precisão e buscou verticalizar principalmente ao acionar Vitor Gabriel no corredor direito.

Aos 2 minutos do segundo tempo, o zagueiro foi protagonista de um lance incrível no Sesc Venda Nova. Com liberdade, arrancou por dentro, se livrou de dois marcadores e, na entrada da área, acionou Alisson Souza com liberdade pela direita. O atacante só teve o trabalho de finalizar colocado para abrir o placar: 1 a 0 para o Galinho.

O lance deu ainda mais confiança para Román. O defensor passou a arriscar ainda mais passes verticais, com participações importantes para que o Atlético progredisse em campo.

O Galinho chegou a sofrer gol de Lucyan aos 14 minutos, mas, aos 29, buscou a vitória com tento de Louback. Na reta final, com a expulsão do lateral-esquerdo Pedro Oliveira, o time treinado por Leonardo Silva precisou se segurar no aspecto defensivo, e a transmissão da GaloTV caiu.

Ainda houve tempo para que, aos 44 minutos, Pedro Ataíde fechasse a conta para o Atlético: 3 a 1 em cima do Bahia e a primeira vitória alvinegra no Campeonato Brasileiro Sub-20, com brilho de Ivan Román.

Ivan Román no Atlético

Ivan Román segue batalhando por um espaço entre os profissionais do Atlético. Ele enfrenta as concorrências de Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello, Vitor Hugo e Rômulo.

O Atlético anunciou em 28 de fevereiro a contratação do chileno, que estava no Palestino-CHI. O defensor de 18 anos é tido como uma das principais promessas do país onde nasceu.

O jovem integrava o elenco profissional do Palestino desde 2023. Foram 42 jogos do zagueiro pelos “Árabes”, como são conhecidos no Chile, com três gols e duas assistências.

No ano passado, Iván Román acumulou experiências internacionais como titular. A equipe chilena caiu na fase de grupos da Copa Libertadores para, posteriormente, ser eliminada pelo Independiente Medellín-COL nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

No Chile, o zagueiro de 18 anos é visto como um jogador de “muito boa técnica”, como disse uma fonte à reportagem do No Ataque. O contrapeso fica pela questão física, já que, para muitos, o atleta ainda precisa evoluir neste aspecto.

Compartilhe