A campanha invicta do Cruzeiro na primeira fase da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino está prestes a ser coroada com uma vaga no mata-mata. A boa fase, cercada de descontração e trabalho, será colocada em prova nas últimas rodadas, quando as Cabulosas, lideradas por Jonas Urias, medirão forças com adversários que também almejam o título do torneio nacional.
O Cruzeiro se reformulou para a atual temporada. Foi ao mercado e contratou 13 jogadoras, incluindo a zagueira Isa Haas, constantemente convocada para a Seleção Brasileira. Ainda, renovou o vínculo de 15 atletas, com destaque para a atacante Byanca Brasil, uma das líderes do elenco.
O trabalho da diretoria, encabeçada por Bárbara Fonseca, alinhado ao da comissão técnica e das jogadoras tem dado resultado. Apesar de a Raposa ter sido eliminada na semifinal da Supercopa, para o Corinthians, vive o melhor momento de sua história no Brasileiro. Dona de 26 pontos, ocupa o topo da tabela de classificação, com oito triunfos e dois empates. Dessa forma, já tem em vista as quartas de final da competição.
Do que o Cruzeiro precisa para avançar?
No atual formato do Brasileiro, avançam ao mata-mata os oito melhores times – enquanto os dois piores são rebaixados. Hoje, a posição limite de classificação é ocupada pelo Bragantino, com 14 pontos. Nesse sentido, o Cruzeiro não poderá ser alcançado por qualquer equipe fora do G8 se somar pelo menos três pontos.
Prova de fogo em rodadas finais
Para a Raposa se garantir nas quartas de final, basta, portanto, vencer um dos próximos cinco triunfos. Entretanto, o retrospecto recente das Cabulosas na competição prevê mais ambição. Há o contraponto: como adversárias, encontrarão nas últimas rodadas equipes tradicionais da modalidade e que almejam a taça.
Entre a 11ª e a 15ª rodada, o Cruzeiro terá confrontos diretos: mede forças com Ferroviária – vice-líder e duas vezes campeã do Brasileiro -, Palmeiras – terceira colocada e responsável pela queda da Raposa na última edição da competição – e Corinthians – o maior vencedor do torneio, com seis títulos, e integrante do G4.
Próximos jogos do Cruzeiro
- Cruzeiro x Ferroviária – 17/5 – 17h – Castor Cifuentes, Nova Lima – 11ª rodada
- Palmeiras x Cruzeiro – 22/5 – 16h – Arena Barueri, São Paulo – 12ª rodada
- Cruzeiro x 3B da Amazônia – 7/6 – 15h – Arena Gregorão, Contagem – 13ª rodada
- Cruzeiro x Sport – 14/6 – 15h – Arena Gregorão, Contagem – 14ª rodada
- Corinthians x Cruzeiro – 18/6 – 15h – Estádio Alfredo Schürig, São Paulo – 15ª rodada