ATLÉTICO

Atlético: CBF vê gol legal do Grêmio, mas admite erro do árbitro em outro lance

CSO do Galo, Paulo Bracks se reuniu com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF nesta segunda-feira para discutir lances polêmicos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entende que o primeiro gol do Grêmio na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético, no sábado (29/3), foi legal. No entanto, a entidade admitiu que o árbitro Raphael Claus errou em outro lance na partida disputada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesta segunda-feira (31/3), o Chief Sporting Officer (CSO) do Galo, Paulo Bracks, se reuniu com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, e com a Ouvidoria de Arbitragem, para tratar das reclamações do clube no jogo. 

O Atlético tratou principalmente de duas jogadas. A primeira ocorreu na origem do primeiro gol do time gaúcho, em que Lucas Esteves venceu a disputa de bola com Natanael com o pé, o que foi interpretado como jogo perigoso pelo alvinegro.

A CBF, no entanto, viu o lance como “ajustado” e “complexo”, mas concordou com a decisão tomada por Claus e por Daiane Muniz, responsável pelo VAR no duelo. A profissional validou o lance porque não houve contato entre os jogadores, conforme áudio divulgado pela própria entidade.

“Na oportunidade, o Atlético alegou ter havido jogada perigosa na origem do lance, um pé alto e com risco de lesão ao nosso defensor Natanael, o que invalidaria o gol pelo protocolo da APP. Não tendo havido checagem do VAR pelo árbitro, o lance foi tido como regular”, pontuou o clube mineiro.

Lance que gerou polêmica em Grêmio x Atlético - (foto: Reprodução/CBF)
Lance que gerou polêmica em Grêmio x Atlético, entre Natanael e Lucas Esteves(foto: Reprodução/CBF)

CBF aponta erro de Claus

Ainda de acordo com o Atlético, a entidade avaliou que o árbitro deveria ter aplicado o segundo cartão amarelo ao zagueiro Wagner Leonardo, do Grêmio, por ter cometido falta no atacante Hulk, no início do segundo tempo.

Após as avaliações da CBF, o Galo manteve o entendimento de que foi prejudicado tecnicamente em ambos os lances. A diretoria prometeu manter diálogos com a entidade em busca de um “um melhor e mais profissional Campeonato Brasileiro.”

Veja a nota publicada pelo Atlético

O CSO de futebol do Atlético, Paulo Bracks, se reuniu nesta segunda-feira (31) com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, e com a Ouvidoria de Arbitragem, para tratar das reclamações do clube na partida contra o Grêmio, pela 1a rodada.

Após análise minuciosa dos pontos levantados, a Comissão entendeu que o primeiro gol adversário foi legal, mesmo sendo bem “ajustado” e “complexo”. Na oportunidade, o Atlético alegou ter havido jogada perigosa na origem do lance, um pé alto e com risco de lesão ao nosso defensor Natanael, o que invalidaria o gol pelo protocolo da APP. Não tendo havido checagem do VAR pelo árbitro, o lance foi tido como regular.

Por outro lado, a Comissão de Arbitragem entendeu que o zagueiro Wagner Leonardo deveria ter sido advertido com o segundo cartão amarelo e posterior expulsão, no início do 2° tempo, após jogada temerária na falta/carrinho em desfavor do atacante Hulk. 

Diante dos fatos, o Atlético reafirma o entendimento de que foi prejudicado tecnicamente em ambos os lances, e manterá diálogo com a CBF e Comissão de Arbitragem com o intuito de termos um melhor e mais profissional Campeonato Brasileiro.

Reclamação de Cuca

Em entrevista coletiva após a partida, Cuca já havia questionado a decisão de Claus mesmo após ouvir a justificativa do árbitro de que não houve contato. O treinador discordou do critério e afirmou que é natural o atleta mudar o movimento nesse tipo de situação.

“O primeiro gol foi jogada de falta. Eu até estava conversando com o Claus, e ele me falou que se não tiver contato não é falta. Eu joguei futebol muitos anos. Quando eu vou cabecear uma bola que vem, uma chuteira em minha direção, automaticamente eu vou tirar a cabeça, não vou conduzir a cabeça para bater no pé. Isso é automático do ser humano. E foi o que aconteceu com o Natanael na jogada. O pé alto é muito claro”, questionou Cuca.

Agora, o Atlético volta às atenções para a Copa Sul-Americana. O time enfrentará o Cienciano no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, em Cuzco-PER, pelo Grupo H, nesta terça-feira, às 21h30.

O próximo duelo pelo Brasileiro está marcado para o próximo domingo, às 16h, quando enfrentará o São Paulo no Mineirão.

Compartilhe