O diretor técnico Paulo Autuori ficou encantado com um jovem da base na vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Fortaleza, nesse sábado (18/11), no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O profissional de 67 anos, escolhido pela diretoria para ocupar o cargo de técnico interino até o fim da Série A, relacionou três promessas da Raposa para a partida.
Autuori ficou surpreso com o desempenho de Japa contra o Leão do Pici. O volante de 19 anos começou o duelo no banco de reservas, mas foi acionado pelo treinador aos 16 minutos do segundo tempo. Ele entrou na vaga do meia Mateus Vital, que deixou o campo com dores no braço direito.
“O desenvolvimento de alguns jogadores é o que nos dá tranquilidade, se tiver que usar o Kaiki, se tiver que usar o Japa. Mais uma vez é referenciar o trabalho que está sendo feito. Se há alguns meses quando eu cheguei eu ouvia ‘não temos jogador’ e hoje estão pedindo os jogadores. O Japa tem um tipo de personalidade que eu o coloco em qualquer circunstância. Parabéns ao sub-20, ao sub-17, ao que hoje é a formação do Cruzeiro”, disse.
Durante os 29 minutos que ficou em campo, Japa deu 11 toques na bola. Ele não teve participação direta no gol de Bruno Rodrigues, mas afastou o perigo em lance de contra-ataque do Fortaleza em outra jogada.
Japa ainda tomou um cartão amarelo três minutos depois de ter entrado. O volante precisou fazer falta no meio-campo para conter o avanço em velocidade do lateral-esquerdo Bruno Pacheco.
Jovens promessas da base ficaram no banco
Japa foi o único jogador da base do Cruzeiro recém-promovido ao profissional que entrou em campo diante do Fortaleza. Autuori optou por não utilizar o volante Henrique Rodrigues e o atacante Fernando.
O técnico interino tinha até relacionado outros jovens para o compromisso decisivo, mas precisou cortar alguns deles da lista. O zagueiro Ruan Santos e os atacantes Robert e João Pedro ficaram de fora.
Autuori já havia revelado que teria cautela ao lançar esses atletas no profissional em meio ao momento turbulento vivido pelo Cruzeiro no Brasileirão. Na 16ª posição, com 40 pontos, o time celeste está brigando para escapar do rebaixamento à Série B.
“No futebol, já vi torcedores e a imprensa pedirem oportunidades ao jovens em momentos difíceis em relação a resultados. Aí, os jogadores entram e não vão bem em dois, três jogos. Você sabe a quantidade de jogadores como esses que eu já vi serem descartados? E que, depois, estouram em outros clubes. E perguntam: ‘Por que o jogador não está (jogando mais) aí?”, disse Autuori na coletiva de apresentação.
“Os trabalhos que fiz, especialmente fora, foram para abrir espaço para os jovens jogarem. Se olhar para trás, todos os clubes pelos quais tive o prazer de trabalhar, dei oportunidades a jogadores (da base). Em todos. Não tem nenhuma exceção. Porque eu acredito nisso. Por isso, falei que a minha felicidade é poder estar na Toca II, na Toca I, debater futebol com profissionais com profissionais das categorias menores”, complementou.
Próximos compromissos do Cruzeiro
O Cruzeiro terá dois confrontos diretos nas próximas rodadas. O primeiro deles será diante do Vasco, na próxima quarta-feira (22/11), às 19h, no Mineirão, em confronto adiado da 33ª rodada.
A partida não terá a presença de público, já que o clube celeste foi punido preventivamente pelo STJD devido à ‘batalha campal’ entre as torcidas em jogo contra o Coritiba, na Vila Capanema, na 34ª rodada.
O Vasco está na 15ª posição, com os mesmos 40 pontos do Cruzeiro. Os cariocas levam vantagem em relação ao número de vitórias – 11 contra dez.
A segunda ‘decisão’ do Cruzeiro será diante do Goiás (18º colocado, com 35). A Raposa visitará o Esmeraldino em 27 de novembro, às 20h, na Serrinha, em Goiânia, pela 35ª rodada.