CAMPEONATO BRASILEIRO

Brasileiro 2024 tem jogadores de 20 países e 3 continentes; veja mapa interativo

Mapa-múndi interativo feito pelo No Ataque mostra países, estados e cidades onde nasceram os jogadores do Campeonato Brasileiro 2024
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Com o aumento do número limite de jogadores estrangeiros para nove em 2024, os times da Série A do Campeonato Brasileiro ganharam liberdade para expandir os horizontes nas contratações. Neste ano, a competição está ainda mais cosmopolita: são 20 países representados – eram 15 em 2023 -, de três continentes diferentes.

Somados, os elencos dos 20 clubes da Primeira Divisão Nacional têm mais de 600 atletas – nascidos em quase 400 cidades, do Brasil e do Mundo. Entre os brasileiros, as origens também são bem diversas: há jogadores de 24 dos 26 estados, além do Distrito Federal.

O No Ataque elaborou mapa-múndi interativo que reúne e detalha cidades, estados (no caso de brasileiros) e países onde nasceram os jogadores da Série A. A visualização foi feita baseada nos elencos oficiais de cada clube – normalmente, disponíveis nos sites das instituições – e atualizada com as últimas transferências (a janela para o mercado nacional só fecha na sexta-feira, 19/4).

Para navegar pelo mapa abaixo, passe o cursor por cima da pequena seta, no canto superior esquerdo, e clique na “cruz”. Para expandir ou reduzir a área visível do mapa, use o scroll do mouse ou os botões “+” e “-” no canto superior esquerdo. Para saber o local de nascimento de qualquer jogador do Brasileiro, ou para visualizar o mapa dos atletas de só um time, use as barras de pesquisa do canto superior direito.

Jogadores de 20 países e 3 continentes

No mapa, que considera apenas o local de nascimento dos jogadores, 14 países estão representados. Contudo, levando em conta que há atletas com dupla nacionalidade, o total é de 20 países.

A Argentina é, disparadamente, o país com mais representantes (41) no Brasileiro depois do Brasil. As outras nações da América do Sul com jogadores na Série A são: Uruguai (23), Colômbia (15), Paraguai (11), Equador (dez), Chile (sete), Venezuela (cinco) e Peru (um). No continente americano, Nicarágua e Estados Unidos também estão representados – pelo meio-campista do Botafogo Jacob Montes, nascido na Califórnia, nos EUA, mas jogador da Seleção Nicaraguense.

Fora da América, são 11 atletas de dois continentes (África e Europa), nove países (Angola, Bélgica, Bulgária, Congo, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal) e um departamento ultramarino (Ilha de Reunião, que pertence à França). Alguns desses atletas possuem dupla nacionalidade.

Quem são os jogadores com nacionalidade de países da África e Europa

  • Angola (África): Bastos, zagueiro do Botafogo
  • Bélgica (Europa): Wanderson, atacante do Internacional (nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade belga e defendeu a seleção sub-16 do país europeu)
  • Bulgária (Europa): Cicinho, lateral-direito do Bahia (nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade búlgara e defendeu a seleção do país europeu)
  • Congo (África): Yannick Bolasie, atacante do Criciúma (nasceu na França, mas tem as nacionalidades inglesa e congolesa, e atua pela seleção do país africano, onde os pais nasceram)
  • Espanha (Europa): Diego Costa, atacante do Grêmio (nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade espanhola e defendeu a seleção do país europeu nas Copas do Mundo de 2014 e 2018) e Hugo Mallo, lateral-direito do Internacional
  • França (Europa): Bolasie e Dimitri Payet, meia-atacante do Vasco (nasceu na Ilha de Reunião, departamento ultramarino da França)
  • Inglaterra (Europa): Bolasie (nascido na França e jogador da Seleção do Congo, ele tem a nacionalidade inglesa porque foi criado no país britânico)
  • Itália (Europa): Éder, atacante do Criciúma, e João Pedro Galvão, atacante do Grêmio (nasceram no Brasil, mas têm nacionalidade italiana e defenderam a seleção do país europeu)
  • Portugal (Europa): João Moreira, lateral-direito do São Paulo (nasceu no Brasil, mas tem nacionalidade portuguesa. Já defendeu seleções de base de Brasil e Portugal) e Tobias Figueiredo, zagueiro do Criciúma

Leia: Qual time do Brasileiro 2024 tem mais estrangeiros? Veja ranking

Quais estados brasileiros têm mais jogadores na Série A?

  1. São Paulo: 148
  2. Rio de Janeiro: 81
  3. Minas Gerais: 50
  4. Rio Grande do Sul: 47
  5. Bahia: 30

* Amazonas e Amapá, ambos na Região Norte do Brasil, são os estados que não têm jogadores nos elencos profissionais das 20 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro

Quais cidades têm mais jogadores na Série A?

  1. São Paulo (SP): 50
  2. Rio de Janeiro (RJ): 49
  3. Montevidéu (Uruguai): 14
  4. Belo Horizonte (MG): 12
  5. Salvador (BA): 11

Leia também: Quais são as cidades e estados com mais jogadores no Brasileiro 2024

Compartilhe