CAMPEONATO BRASILEIRO

Ex-jogadores do América impedem vitórias de Cruzeiro e Atlético

João Ricardo salvou Fortaleza de levar a virada no Castelão, enquanto Matheusinho marcou para o Criciúma na Arena MRV
Foto do autor
Compartilhe

Dois ex-jogadores do América impediram as vitórias de Cruzeiro e Atlético na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro João Ricardo salvou o Fortaleza de levar a virada na Arena Castelão, enquanto o meia-atacante Matheusinho marcou para o Criciúma na Arena MRV.

Com o resultado no Ceará, Fortaleza e Cruzeiro vão a quatro pontos no Brasileirão, assim como Atlético e Criciúma chegam a dois após a igualdade em Minas Gerais.

Fortaleza x Cruzeiro

Em Fortaleza x Cruzeiro, João Ricardo foi responsável por três excelentes defesas (assista abaixo aos melhores momentos):

  • 12 minutos do 1ºT – saltou no canto esquerdo e rebateu o cabeceio à queima-roupa de Rafa Silva. A partida estava empatada por 0 a 0.
  • 32 minutos do 2ºT – pulou para o lado direito para evitar que a finalização de Rafael Elias, também de cabeça, balançasse a rede.
  • 52 minutos do 2ºT – caiu no canto direito e espalmou a bola arrematada de fora da área por Mateus Vital. O placar mostrava 1 a 1.

João Ricardo só não conseguiu segurar o chute de Mateus Vital na grande área aos 43 minutos do segundo tempo. Mesmo com um jogador a menos – Lucas Romero tomou cartão aos 41 -, o Cruzeiro pressionou o Fortaleza e buscou o empate por 1 a 1.

“Não é questão de relaxamento. Em um detalhe aconteceu o gol. Estávamos nos defendendo bem e levamos o empate. Numa infelicidade, num lance de pouca sorte, sofremos o gol. Mas é levantar a cabeça, é início de campeonato, o importante é estar somando”.

João Ricardo, goleiro do Fortaleza, ao Premiere FC
João Ricardo, goleiro do Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)

Atlético x Criciúma

Já Matheusinho saiu do banco de reservas para arrancar o surpreendente empate do Criciúma com o Atlético, em plena Arena MRV, em Belo Horizonte (veja os gols).

O crônometro marcava 38 minutos do segundo tempo quando o camisa 17 surgiu na segunda trave, livre de marcação, depois de cruzamento rasteiro do lado direito. A conclusão quase sem ângulo contou com desvio na zaga atleticana antes de entrar. Foi a primeira finalização no alvo da equipe de Santa Catarina no duelo.

Curiosamente, Matheusinho havia balançado a rede contra o Atlético em 2024. Na ocasião, ele atuava pelo América no Campeonato Mineiro. As equipes empataram por 1 a 1, em 24 de fevereiro, no Independência, pela sétima rodada da primeira fase.

“Agradeço a Deus e ao Criciúma por ter me dado essa oportunidade. Estou muito feliz. Agradeço por tudo mesmo, pela minha família, minha esposa, minha filha. Estou muito feliz. Vou dar a minha vida pelo Criciúma, que é minha casa. Esse ponto foi muito importante”.

Matheusinho, meia-atacante do Criciúma, ao Premiere FC

João Ricardo e Matheusinho no América

João Ricardo e Matheusinho são nomes importantes na história do América. Os dois jogaram juntos no Coelho de 2016 a 2018 e se sagraram campeões do Mineiro de 2016 e da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.

Um fato em comum entre o goleiro e o meia-atacante é que eles disputaram quase o mesmo número de partidas pelo alviverde. João Ricardo esteve em 214 jogos, ao passo que Matheusinho entrou em campo em 213 oportunidades (23 gols marcados).

O Criciúma é o quarto clube da carreira de Matheusinho. Aos 26 anos, ele também vestiu as camisas de Beitar Jerusalém e Ashdod, ambos de Israel.

Por sua vez, João Ricardo, de 35 anos, atuou em 13 equipes, com destaques para Brusque-SC, Veranópolis-RS, Icasa-CE, Chapecoense, Ceará e Fortaleza.

Compartilhe