Esta terça-feira (4/11) marcou a realização do segundo Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Comandante da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti esteve presente no evento e sofreu um constrangimento após declarações dos ex-técnicos Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira sobre treinadores estrangeiros – ambos já comandaram Atlético e Cruzeiro.
“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. Antes eu falava que eu não suportava, que não suportaria (treinadores estrangeiros). Não mudo a minha opinião”, afirmou Leão, em frente a Ancelotti.
“Mas tenho que ser inteligente o suficiente para dizer que isso tudo tem um culpado. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso. Não estamos falando de nome, não estamos falando de nacionalidade, estamos falando de erro nosso”, acrescentou o ex-técnico da Seleção.
Posteriormente, Oswaldo de Oliveira teve a palavra e prosseguiu com os comentários contra a presença de técnicos estrangeiros.
“Tomara que nós cheguemos a ter novamente os treinadores brasileiros brilhando, dirigindo os clubes e, quando, é claro, o Ancelotti for embora depois de ser campeão no ano que vem, que volte um brasileiro”, disse.
Invasão de estrangeiros
Nas últimas temporadas, os técnicos estrangeiros têm cada vez mais olhado com carinho para o futebol brasileiro. Jorge Jesus, Abel Ferreira, Jorge Sampaoli e Arthur Jorge são alguns dos que vieram trabalhar no Brasil e obtiveram sucesso.
Já na Seleção, a Amarelinha voltou a ter um treinador estrangeiro com Ancelotti após 60 anos. O italiano já soma seis jogos à frente da Canarinho, com três vitórias, duas derrotas e um empate.
Emerson Leão por Atlético e Cruzeiro
Emerson Leão teve três passagens pelo Atlético, sendo a última terminou em 2010. Ao todo, somou 83 jogos como comandante do Galo e conquistou o título da Copa Conmebol de 1997.
A passagem de Leão pelo Cruzeiro foi mais curta: foram 13 jogos em 2004.
Oswaldo de Oliveira por Atlético e Cruzeiro
Oswaldo de Oliveira treinou o Atlético entre 2017 e 2018, por 20 jogos. A passagem pelo Cruzeiro foi em 2006 e durou apenas 24 partidas.