AMÉRICA

‘Talismã’ do América, Rodrigo Varanda tem futuro definido para 2024

Emprestado pelo Corinthians, atacante de 20 anos chegou ao América em março para integrar a base e recebeu chance na equipe principal
Foto do autor
Compartilhe

O atacante Rodrigo Varanda tem se destacado com a camisa do América. Emprestado pelo Corinthians, o jogador de 20 anos chegou à capital mineira em março. Alguns meses depois, aproveitou a chance na equipe principal e, por causa das boas atuações, gerou questionamentos acerca do futuro. Ele fica no clube em 2024?

A reportagem de No Ataque consultou Euler Araújo, integrante do Conselho de Administração do América, que sinalizou o destino do jogador no ano que vem.

“O América tem a opção de compra e está olhando para exercê-la”.

Euler Araújo

As conversas é para que o América assine um contrato de três a cinco anos com Rodrigo Varanda e seja dono de 80% dos direitos econômicos. O restante ficaria em propriedade do Corinthians. O vínculo atual com os clubes se encerra em janeiro de 2024.

Rodrigo Varanda no América

Rodrigo Varanda foi contratado pelo América em fevereiro de 2023, inicialmente para integrar a equipe sub-20. Vagner Mancini, então técnico do time principal do Coelho, conhecia o atacante desde os tempos de Corinthians.

Foi Mancini quem deu a Rodrigo a primeira oportunidade como profissional pelo Timão, em 2021. À época aos 18 anos, o jovem não desperdiçou a oportunidade e marcou um dos gols do empate por 2 a 2 no clássico contra o Palmeiras, no Paulistão.

O reencontro veio em 23 de maio de 2023, quando Vagner Mancini colocou Rodrigo Varanda no jogo contra o Defensa y Justicia, no Horto, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Coelho perdeu em casa por 3 a 2.

Após o empate por 2 a 2 com o Atlético, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador fez questão de elogiar o atacante.

“Tem uma maneira de jogar um pouco diferente, não é apenas um extremo, mas também é um meia que sabe dominar, tem finta, joga para frente. Esse tipo de jogador encaixa em qualquer momento”.

Vagner Mancini sobre Rodrigo Varanda

Mancini saiu do América em agosto. Fabián Bustos, de 54 anos, o substituiu. O argentino também enxergou talento em Varanda e o manteve na equipe.

Decisivo em vitórias recentes

Atualmente, Rodrigo Varanda é destaque do Coelho. Ao lado de Mastriani, é a esperança de gols para embalar a fuga do rebaixamento. Nos últimos três jogos, o atacante balançou a rede duas vezes, nas vitórias sobre São Paulo (2 a 1) e Santos (2 a 0).

A partida contra o São Paulo teve um peso diferente porque o América buscou o triunfo mesmo tendo um jogador a menos – Mastriani tomou cartão vermelho por dar carrinho no lateral-esquerdo Welington.

Aos 44 minutos do segundo tempo, Daniel Borges escapou pela ponta direita e serviu a Rodrigo, que encheu o pé para fazer 2 a 1 e garantir três pontos importantes na luta contra o rebaixamento.

Antes de brilhar no time principal, Varanda se destacou na base do Coelho: marcou quatro gols em sete jogos no Brasileiro Sub-20 e seis em duas partidas no Campeonato Mineiro.

Próximo compromisso do América

O América enfrenta o Cuiabá na próxima sexta-feira (15/9), às 20h, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 23ª rodada do Brasileiro.

O Coelho é o 19º colocado na Série A, com 16 pontos em 21 jogos. Ao todo, tem quatro vitórias, quatro empates e 13 derrotas.

Compartilhe