AMÉRICA

América nunca venceu Internacional como vistante no Brasileiro; relembre

América caminha para completar um turno sem vitórias como visitantes; retrospecto contra o Internacional no Campeonato Brasileiro é negativo
Foto do autor
Compartilhe

O rebaixamento do América à Série B do Campeonato Brasileiro está cada vez mais próximo. A oito rodadas do fim do torneio, nem mesmo vencer todas as partidas restantes garantiria a permanência do clube. O próximo confronto, nesta quarta-feira (1/11), contra o Internacional, no Beira-Rio, impõe um desafio extra ao Coelho, lanterna da competição.

Desde 1971, quando a competição passou a ter o nome atual, o América nunca venceu o Colorado fora de casa. Ao todo, foram disputadas 10 partidas com mando do Inter – nove pela Série A e uma pela Série B, em 2017.

Desses 10 jogos, oito terminaram com vitória do time sulista e outras duas acabaram empatadas. Neste século, o América saiu derrotado em todas as vezes que visitou o Internacional pelo Campeonato Brasileiro.

Retrospecto contra o Inter fora de casa no Brasileiro

Das 10 partidas disputadas, nove foram pela Série A. O único confronto pela Série B ocorreu em 2017.

  • Internacional 1 x 0 América – Série A 2022
  • Internacional 3 x 1 América – Série A 2021
  • Internacional 2 x 0 América – Série A 2018
  • Internacional 2 x 1 América – Série B 2017
  • Internacional 3 x 1 América – Série A 2016
  • Internacional 4 x 2 América – Série A 2011
  • Internacional 1 x 0 América – Série A 1973
  • Internacional 1 x 1 América – Série A 1973
  • Internacional 0 x 0 América – Série A 1972
  • Internacional 1 x 0 América – Série A 1971

América não vence fora de casa

Jogar longe de Belo Horizonte tem sido um problema para o Coelho na atual edição do Campeonato Brasileiro. O time perdeu nove e empatou seis dos 15 jogos que disputou fora de casa – o que representa um aproveitamento de 13,33%.

O cenário se torna ainda pior quando comparado a 2016, ano em que o clube foi rebaixado no Brasileiro. Naquela temporada, o América foi o lanterna com 28 pontos. A equipe encerrou o Brasileiro sem vencer fora de casa. No total, foram 19 jogos – 15 derrotas, quatro empates e aproveitamento de 7%.

A diferença chocante é no número de gols sofridos. Neste ano, defesa do América foi vazada 64 vezes em 30 partidas. Em 2016, o time terminou a competição com 58 gols contra.

Risco de rebaixamento

Neste momento, o América ocupa a 20ª posição do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem 99,95% de chances de ser rebaixado à Série B.

Segundo o departamento, a pontuação necessária para que um time não corre nenhum risco de queda é de 50 pontos. Para o América, isso é impossível. A oito rodadas do fim, o América chegaria no máximo aos 43 – o que representaria risco de 43,10%.

Mesmo em caso de vitória as partidas restantes, o clube dependeria de resultados das outras equipes que lutam contra o rebaixamento.

O próximo compromisso do alviverde é nesta quarta-feira, contra o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, a partir das 19h.

Compartilhe