FUTEBOL NACIONAL

Cria do América, Matheusinho deixa Europa e é anunciado por clube da Série A

Ex-joia do América, Matheusinho fez apenas nove jogos no Santa Clara, de Portugal, e foi emprestado a time do Brasileiro com obrigação de compra

Compartilhe
google-news-logo

Cria do América, o meia-atacante Matheusinho deixou o Santa Clara, de Portugal, e foi anunciado nesta terça-feira (15/7) pelo Sport, lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro.

O belo-horizontino de 27 anos foi emprestado pelo clube europeu à equipe pernambucana até julho de 2026, com obrigação de compra no término do contrato desde que certas metas (não reveladas) sejam cumpridas.

Matheusinho passou apenas seis meses pelo Santa Clara, quinto colocado do último Campeonato Português. Ele havia chegado ao clube em janeiro deste ano e, por lá, disputou somente nove partidas, sem gols ou assistências. O meia não chegou a ser titular – em todos os jogos, foi acionado como reserva na metade final do segundo tempo.

Matheusinho pelo América

Cria da base do Coelho, Matheusinho surgiu como grande promessa do futebol mineiro em 2016, quando ganhou as primeiras oportunidades na equipe profissional e chegou até a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.

A primeira passagem do meia pelo América durou até setembro de 2020, quando foi negociado com o Beitar Jerusalem, de Israel. Meses depois, trocou de clube dentro do futebol israelense, indo para o Ashdod. O jogador, contudo, não tem boas memórias do período em que atuou no exterior – já revelou que sofreu com quadro de depressão enquanto vivia no Oriente Médio.

No início de 2022, Matheusinho retornou ao América. Contudo, no ano de retorno ao clube que o revelou, o meia-atacante sofreu com lesões e com dois diagnósticos de COVID-19, que impediram que ele tivesse sequência.

Em 2023, o jogador começou bem a temporada, com a confiança do técnico Vagner Mancini. Entretanto, as lesões novamente o atrapalharam. Em maio, sofreu edema no joelho direito. Retornou em julho, mas, dois meses depois, sofreu nova contusão, dessa vez no ombro direito. Em novembro, antes de retornar aos gramados, voltou a sentir a lesão no ombro e teve que fazer cirurgia.

No início de 2024, deixou o alviverde e acertou com o Criciúma. Na equipe catarinense, fez oito gols e deu cinco assistências em 30 jogos ao longo do ano passado, no qual o time amargou o rebaixamento para a Série B.

No total, Matheusinho disputou 213 jogos pelo América, fez 23 gols e deu 18 assistências.

Compartilhe
google-news-logo