A sequência de três jogos sem vitória mexeu com o técnico do Athletico-PR, Cuca. O time sofreu gol nos acréscimos nas partidas contra Flamengo, Botafogo e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, deixou de subir posições na classificação, e os protestos da torcida se intensificaram. Em entrevista nesse domingo (23/6), após o jogo contra o Timão, ele assumiu a culpa pelos resultados e deixou no ar a possibilidade de sair do Furacão. Nesta segunda-feira, a despedida foi selada.
O anúncio da saída de Cuca foi publicado pelo Athletico-PR, que se limitou a dizer que estava atendendo a pedido do treinador.
No domingo, Cuca já havia sinalizado o adeus. As declarações do treinador após a partida, na coletiva, não teriam ecoado bem entre os jogadores.
“Se tem um culpado, o culpado é o treinador. Se sofremos empate no fim, a culpa é do treinador. Trabalhamos durante a semana, mas o jogo é diferente do treino. Às vezes a bola entra, em outras não. Quando vem um resultado ruim, assim, vamos avaliar o que é melhor para o clube, pois é um ano de centenário e importante. Vou falar com o Mazzuco (diretor de futebol), porque às vezes a saída do treinador é algo que pode fazer o time melhorar de forma anímica”
Cuca, técnico do Athletico-PR
Cuca especulado em outros clubes
O nome de Cuca, inclusive, já aparece em rumores de transferências. Foi falado no Vasco, que está sem treinador efetivo desde a saída de Álvaro Pacheco, e no Cruzeiro, pela amizade que o treinador tem com Alexandre Mattos – hoje CEO de futebol celeste e que trabalhou no rubro-negro paranaense do início de 2022 até dezembro de 2023.
Vale lembrar que o Cruzeiro é o próximo adversário do Athletico-PR. Os dois times se enfrentam na quarta-feira, às 19h, no Mineirão, pela 12ª rodada da Série A. O Furacão soma 19 pontos e está na 19ª colocação.
Ao Ge.com, Cuca, via assessoria de imprensa, comentou os rumores a respeito de proposta do Cruzeiro: “Notícia mentirosa e desrespeitosa. Comigo, com o Athletico, com o Cruzeiro e especialmente com o profissional que lá está”.
Cuca rebateu torcedores do Athletico-PR
Após a partida, os torcedores entoaram gritos de “vergonha” para o Athletico. Integrantes de uma organizada do clube chegaram a entrar no setor da imprensa destinado às entrevistas de jogadores. Cobraram dirigentes e até chamaram Cuca para conversar, mas o treinador não os atendeu.
Cuca rebateu os gritos de “vergonha”: “Tomar gols no fim não é vergonha, porque você está vendo o time ir para cima e criar. Que me desculpe o torcedor, mas isso não é vergonha. Ninguém fica mais irritado que eu com essas situações. Essas coisas passam para o torcedor, que chamam o torcedor de burro. Quando o time pegou corpo hoje, equilibrou, mas sofreu o gol”.
O Athletico-PR, que poderia ser o líder, ficou na quinta colocação do Brasileiro ao empatar com o Corinthians por 1 a 1, em casa. Christian abriu o marcador para o Furacão, que soma 19 pontos. Nos acréscimos, Cacá deixou tudo igual.