CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF reconhece Atlético como campeão brasileiro de 1937

Galo teve título nacional de 1937 reconhecido como equivalente ao Campeonato Brasileiro e se tornou tricampeão
Foto do autor
Compartilhe

Na antevéspera da inauguração da Arena MRV, novo estádio do Atlético em Belo Horizonte, os alvinegros ganharam mais um motivo para comemorar. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu, na tarde desta sexta-feira (25/8), o Galo como campeão brasileiro de 1937. Dessa forma, o clube mineiro entra para o hall dos tricampeões nacionais junto ao Internacional.

O Torneio dos Campeões de 1937 passa a ser considerado, portanto, como o primeiro Campeonato Brasileiro da história. Os outros títulos do Atlético foram conquistados em 1971 e 2021.

Na tarde desta sexta-feira, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, recebeu parte da cúpula alvinegra na sede da entidade, no Rio de Janeiro, para oficializar o reconhecimento. O Atlético havia enviado um dossiê de 60 páginas à instituição em 2022, com argumentação histórica – especialmente a partir da cobertura da imprensa esportiva da época – e solicitando a equivalência da conquista.

A documentação apresentada pelo Galo continha recortes de jornais da época. O clube mineiro foi tratado pela mídia como “campeão dos campeões” – trecho que compõe o hino da instituição, inclusive.

No encontro com a CBF, o Atlético foi representado por Sérgio Coelho (presidente), José Murilo Procópio (vice-presidente), Ricardo Guimarães (presidente do Conselho Deliberativo), Rubens Menin (um dos futuros sócios majoritários da SAF) e Renato Salvador (um dos integrantes do órgão colegiado e futuro investidor da SAF).

O documento assinado por Ednaldo Rodrigues pontua que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi sim extremamente relevante à época em meio aos debates e divisões geradas no futebol brasileiro em função da defesa da implementação do profissionalismo entre os clubes”.

Torneio dos Campeões de 1937

O Torneio dos Campeões de 1937 foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e reuniu campeões estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Além disso, teve Aliança-RJ e Liga da Marinha-DF como convidados na fase preliminar.

A campanha do Atlético teve seis jogos. A sequência contou com: derrota para o Fluminense (6 a 0), empate com o Rio Branco-ES (1 a 1) e vitórias sobre Portuguesa (5 a 0), Fluminense (4 a 1), Rio Branco (5 a 1, em jogo que selou a conquista) e Portuguesa (3 a 2).

LEIA TAMBÉM: A campanha que levou o Atlético ao título brasileiro de 1937

O artilheiro do Galo na competição foi o ex-atacante Paulista, que marcou oito gols. Guará e Nicola marcaram três, enquanto Alfredo marcou dois e Bazzoni marcou um. Duílio, da Portuguesa, ainda marcou gol contra a favor do Atlético.

Elenco campeão pelo Atlético

Nomes históricos do Atlético agora se unem aos esquadrões campeões brasileiros de 1971 e 2021. São os casos do goleiro Kafunga e do atacante Guará. Eles foram comandados pelo técnico Floriano Peixoto.

“Enfim, tudo acabou. Sinto-me satisfeito em ter levado para Minas o primeiro campeonato nacional. E o Athletico, o líder dos clubes montanheses, bem mereceu tão honroso título”, afirmou o treinador à época.

O elenco campeão: Kafunga, Clóvis, Florindo, Quim, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Paulista, Alfredo Bernardino, Guará, Nicola, Resende, Bazzoni e Elair.

O “Perigo Louro”, Guará é o principal ídolo atleticano da década de 1930. Defendeu a camisa preta e branca em quase 200 jogos, tendo contribuído com 168 gols.

Mineiro de Ubá, o ex-atacante é o quarto maior artilheiro da história do Atlético. Agora, se une a nomes históricos como Dadá Maravilha e Hulk na lista de campeões brasileiros pelo clube mineiro.

Principais títulos da história do Atlético

  • Campeonato Mineiro: 48 conquistas
  • Campeonato Brasileiro: três conquistas
  • Copa do Brasil: duas conquistas
  • Supercopa do Brasil: uma conquista
  • Copa Conmebol: duas conquistas
  • Copa Libertadores: uma conquista
  • Recopa Sul-Americana: uma conquista

Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!

Compartilhe