CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético tem histórico ruim contra Criciúma, clube que não enfrenta há quase 10 anos

Atlético enfrentou Criciúma pela última vez no Campeonato Brasileiro de 2014; Tigre foi algoz do Galo em duas Copas do Brasil
Foto do autor
Compartilhe

Na segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético encara um clube que se postou como uma verdadeira “pedra no sapato” ao longo dos anos. Trata-se do Criciúma, que retorna à elite do futebol nacional após 10 anos.

No retrospecto geral dos confrontos entre Galo e Tigre, melhor para o time catarinense. Em 21 jogos entre as equipes, foram dez vitórias do Criciúma, seis empates e apenas cinco vitórias do Atlético, segundo dados do site oGol.

O “Tricolor Predestinado” foi algoz do Galo nos dois mata-matas em que os clubes mediram forças. O Criciúma eliminou o Atlético nas oitavas de final das Copas do Brasil de 1991 e 1992.

Em 1991, inclusive, o time de Santa Catarina conquistou sua única Copa do Brasil – sob o comando de Felipão, recém-demitido do Galo. O Tigre eliminou Ubiratan-MS, Atlético, Goiás e Remo antes de se sagrar campeão com dois empates na final contra o Grêmio.

Último encontro entre Atlético e Criciúma

A última vez em que Atlético e Criciúma se enfrentaram foi em 4 de outubro de 2014. Na ocasião, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tigre bateu o Galo por 3 a 1, com gols de Rafael Pereira e Souza (duas vezes). O atacante Carlos descontou para os mineiros.

Naquela partida, o Atlético foi escalado por Levir Culpi com: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete e Dátolo; Luan, Carlos e Jô.

Meio-campista Dátolo, ex-Atlético, em ação contra o Criciúma em 2014 - (foto: Vinícius Alexandre/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Meio-campista Dátolo, ex-Atlético, em ação contra o Criciúma em 2014(foto: Vinícius Alexandre/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Já o Criciúma, àquela altura treinado por Gilmar Dal Pozzo, foi a campo com: Bruno; Eduardo, Joilson, Ronaldo Alves e Fernando; Rafael Pereira, Roger Gaúcho e Cléber Santana; João Vitor, Lucca e Souza.

Naquele ano, o Galo terminou o Brasileirão na quinta colocação, com 62 pontos, e conquistou os títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil. O Tigre, por sua vez, foi rebaixado à Série B como lanterna da Série A, com 32 pontos.

Atlético e Criciúma voltam a medir forças

Após quase 10 anos, Atlético e Criciúma voltam a se encontrar. O embate entre as equipes será disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 20h dessa quarta-feira (17/4).

Terceiro colocado da Série B do Brasileirão em 2023, o Criciúma reestrou na Série A com empate com o Juventude, por 1 a 1, no último sábado (13/4). O duelo foi realizado no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Compartilhe