A maior contratação do Atlético para a temporada de 2024 está, definitivamente, conquistando a torcida. Destaque do Atlético na vitória sobre o Cruzeiro por 3 a 0, na Arena MRV, no sábado (20/4), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o meio-campista apontou o momento-chave para ter melhorado o seu desempenho com a camisa atleticana.
Na primeira vitória do Galo sobre o rival na nova casa, Scarpa foi o autor das assistências para os gols de Zaracho, que abriu o placar, e para Guilherme Arana, que decretou o atropelo alvinegro. Além disso, o meia cruzou a bola que deu início ao gol de Paulinho – a bola passou por Arana e Hulk antes de ser finalizado pelo camisa 10 do Atlético.
A atuação de gala no clássico fez o reforço mais caro do Galo para a temporada – foram investidos 5 milhões de euros (R$ 26,8 milhões na cotação da época) na negociação junto ao Nottingham Forest-ING – gerou aplausos de pé da torcida presente na Arena MRV. Scarpa foi substituído por Alisson aos 31 do segundo tempo e saiu de campo ovacionado.
Antes contestado, Gustavo Scarpa começou a ser elogiado pela torcida justamente após o gol do título contra o Cruzeiro, em 7 de abril, momento em que foi apontado pelo meio-campista como crucial para a “mudança de chave”. Desde então, ele marcou dois gols e deu duas assistências, participando diretamente de quatro dos seis últimos gols do Atlético (66,6%).
“Eu acredito que o futebol é um jogo resolvido em muitos detalhes e um desses detalhes mais importantes é o gol, que, querendo ou não, para um jogador é extremamente importante para dar mais confiança. Eu acredito que o gol na final [do Mineiro, contra o Cruzeiro], da forma como foi, a partida como um todo, sem dúvida, nenhuma me deu bastante confiança. E no jogo seguinte [contra Rosario Central] fazer gol de novo, querendo ou não, eu volto a acreditar mais no meu potencial, não à toa eu conquistei o que conquistei no Brasil”
Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético
Posicionamento de Scarpa
O bom desempenho de Gustavo Scarpa nas últimas cinco partidas se conecta diretamente com uma mudança tática de Gabriel Milito. Diferentemente de Felipão, antecessor que colocava Scarpa centralizado e até mesmo pela esquerda, o atual técnico do Atlético optou por contar com o atleta pela ponta direita.
No entanto, ao ser perguntado, Scarpa não atrelou o bom rendimento apenas com o posicionamento. Para ele, o momento individual passa pelo desempenho coletivo que está melhor nas últimas partidas.
“Eu acredito que o posicionamento [na ponta direita] seja importante, mas eu acho que quando a equipe cresce como um todo, é normal começar a aparecer alguns destaques individuais. Mas isso tudo é fruto de um trabalho da equipe, de um modo geral, quando a gente entra em campo e sabe onde nosso companheiro está posicionado. Às vezes tocamos sem olhar. Então isso, sem dúvida nenhuma, ajuda e dá mais confiança para o talento individual aparecer”
Gustavo Scarpa, meia do Galo
O Atlético de Gustavo Scarpa voltará a campo nesta terça-feira (23/4), na Arena MRV novamente. O duelo com o Peñarol-URU ocorrerá às 21h e será válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.