O Atlético enfrenta o Fluminense neste sábado (4/5), às 16h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Além de significar a busca do Galo pela liderança, a partida no Espírito Santo representará marcas especiais para dois destaques da temporada 2024: o atacante Hulk e o meia Gustavo Scarpa.
Hulk completará 100 jogos pelo Campeonato Brasileiro, coincidentemente diante do adversário pelo qual estreou há 20 anos. Na Série A de 2004, o atacante atuou nos minutos finais do revés do Vitória para o Fluminense, por 3 a 2, no Barradão, em Salvador. Edílson ‘Capetinha’ marcou os dois gols do Rubro-Negro Baiano, porém o Tricolor Carioca virou com dois tentos de Ramon Menezes e um de Alex Terra. Por meio de sua assessoria, o ídolo do Galo celebrou a marca.
“Que coincidência! Muito legal e muito positivo. Meu primeiro jogo e realizando o meu sonho. Comecei a caminhar e chutar bola com 3 anos de idade. Aí veio essa paixão pelo futebol. Depois comecei a viajar com as categorias de base para um dia virar profissional. E tive a oportunidade de estrear no profissional há 20 anos atrás contra o Fluminense. Foi a realização de um sonho.
“Hoje, 20 anos depois, sou um cara realizado. Pessoalmente e profissionalmente falando me sinto muito realizado. Por tudo que percorri e conquistei em todos esses anos. Depois de muitos anos fora do país, e chegar ao centésimo jogo pelo Campeonato Brasileiro, contra o mesmo adversário que estreei há 20 anos. É uma grande coincidência. Espero que corra tudo bem. Que Deus nos abençoe e que possa fazer um gol para ficar marcado na minha vida”
Hulk, atacante do Atlético, à Agência Fellegger
Números de Hulk no Brasileirão
Hulk passou em branco nas duas únicas apresentações pelo Vitória no Brasileirão. Posteriormente, saiu para o exterior, inicialmente no futebol japonês. Em 2008, veio a primeira oportunidade na Europa, pelo Porto, de Portugal, clube do qual se tornou ídolo e ganhou visibilidade para representar a Seleção Brasileira. O atacante conhecido pela força e pelos potentes chutes também se destacou no Zenit, da Rússia, e no Shanghai SIPG, da China, até chegar ao Galo em janeiro de 2021.
Nesses três anos e quatro meses de Atlético, Hulk foi protagonista no Campeonato Brasileiro. Em 99 partidas, marcou 46 gols e contribuiu com 19 assistências. Sob a liderança do camisa 7, o Galo sempre apareceu entre os favoritos: ganhou a edição de 2021, terminou em sétimo em 2022 (58 pontos) e obteve o terceiro lugar em 2023 (66 pontos) Em 2024, o time alvinegro animou seus aficionados sobretudo nas convincentes vitórias por 3 a 0 sobre Cruzeiro e Cuiabá.
Considerando apenas confrontos com o Fluminense, Hulk costuma se dar bem. São sete gols em oito jogos pelo Atlético, com destaque para as quartas de final da Copa do Brasil de 2021, em que o atacante marcou nas vitórias por 2 a 1 (jogo de ida, no Estádio Nilton Santos) e 1 a 0 (partida de volta, no Mineirão). O Galo celebrou o título ao bater o Athletico-PR na final.
Gustavo Scarpa
Enquanto Hulk disputará o 100º jogo no Brasileirão, Gustavo Scarpa registrou a 100ª assistência da carreira ao dar passe para o lateral-esquerdo Guilherme Arana fazer o segundo gol do Atlético no triunfo sobre o Sport, por 2 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. As equipes se enfrentaram na terça-feira (30/4), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
“Estou feliz por estar vivendo esse bom momento e ajudando o Atlético. O time todo vem em uma boa crescente e eu estou conseguindo ajudar, seja com gols ou assistências. Fiquei sabendo dessa marca pela minha assessoria, acho muito legal. Mostra que por onde eu passei consegui contribuir e aqui não está sendo diferente. Vou seguir trabalhando forte para continuar contribuindo e para que a gente possa comemorar mais títulos”.
Gustavo Scarpa
A Triple Comunicação postou que Scarpa deu 59 assistências em 233 jogos pelo Palmeiras (44 gols) e 38 em 154 partidas pelo Fluminense (26 gols). No Atlético, Gustavo soma seis gols e três passes em 19 apresentações. Ele chegou ao clube em janeiro, vindo do Nottingham Forest, da Inglaterra, pelo valor de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões).