O Cruzeiro tentará quebrar o jejum de seis jogos sem vitória diante do Grêmio, neste domingo (27/8). A partida da 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começa às 19h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Rivais históricos, Raposa e Tricolor Gaúcho já se enfrentaram três vezes nesta temporada. Apesar do retrospecto igual, com um empate e uma vitória para cada lado, quem se deu melhor nesses confrontos foi o time treinado por Renato Gaúcho, que se classificou dentro do Mineirão nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Desta vez, o jogo será novamente no Rio Grande do Sul. Os desfalques do Cruzeiro nesta rodada seguem sendo causados por lesões. A Raposa não poderá contar com seis atletas que integram o departamento médico. Confira na lista abaixo.
Cruzeiro
Os jogadores do Cruzeiro em recuperação são: o zagueiro Lucas Oliveira, o lateral-direito Wesley Gasolina, os volantes Ian Luccas e Ramiro, o meia-atacante Matheus Pereira e o ponta Rafael Bilu.
Uma novidade na lista de relacionados da Raposa foi a ausência do centroavante Gilberto, cortado por opção do técnico Pepa. O atleta vinha sendo bastante criticado por torcedores devido ao baixo número de gols na temporada e a falha que resultou em gol do Corinthians na última rodada.
Afastado por questões de indisciplina, o volante Wallisson segue de fora da delegação do Cruzeiro e pode ser negociado em breve pelo clube mineiro.
Entre os relacionados, há dois retornos: o lateral-direito William e o meia Mateus Vital, que tiveram pequenas lesões e acabaram não entrando em campo na partida contra o Corinthians.
A dupla pode voltar a jogar contra o Grêmio, caso não haja observações sobre os recentes problemas físicos. Na rodada passada, eles foram substituídos por Helibelton Palacios e Bruno Rodrigues nos 11 iniciais, respectivamente.
O provável time titular do Cruzeiro tem: Rafael Cabral; William (Palacios), Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital (Rodrigues); Arthur Gomes, Rafael Elias e Wesley.
Grêmio
Ironicamente, o principal desfalque do Grêmio contra o Cruzeiro está no banco de reservas. Suspenso, o técnico Renato Gaúcho não comanda a equipe neste fim de semana. Em sua ausência, quem cumpre esse papel é o auxiliar Alexandre Mendes.
Entre os jogadores, há duas baixas: o lateral-esquerdo Reinaldo, expulso contra o Santos, e o zagueiro Gustavo Martins, que recebeu o terceiro cartão amarelo nesse mesmo jogo.
Carrascos do Cruzeiro na eliminação na Copa do Brasil, Suárez e Villasanti cumpriram suspensão automática diante do Peixe e estão livres para enfrentar o Cruzeiro. O zagueiro Walter Kanemann se recuperou de lesão e também volta a ser opção nesta rodada.
A escalação ideal do Grêmio depende do modelo de formação escolhido por Renato durante os treinamentos. O treinador tem utilizado duas variações táticas: 4-2-3-1 e 3-4-3.
O provável time titular do Grêmio tem: Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Cuiabano; Pepê e Villasanti; Bitello, Cristaldo e Ferreira (Rodrigo Ely); Suárez.