CRUZEIRO

Cruzeiro: Gilberto tentará encerrar jejum de gols contra terceira maior ‘vítima’

Gilberto não marca um gol pelo Cruzeiro desde a vitória por 4 a 0 sobre o América, no Independência, pela sexta rodada do Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Bastante questionado pela torcida do Cruzeiro pelo momento vivido na temporada, Gilberto pode chegar a um turno completo sem marcar no Campeonato Brasileiro. Ele não balança as redes adversárias há 16 partidas – exatamente 131 dias.

O experiente jogador de 34 anos atingiu essa marca negativa ao passar novamente em branco na Série A. Ele foi titular na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, nessa quarta-feira (20/9), no Maracanã, pela 24ª rodada, e teve atuação bem apagada.

A Raposa voltará a campo novamente apenas em 1º de outubro (domingo), quando medirá forças com o América, a terceira maior ‘vítima’ de Gilberto. O clássico pela 25ª rodada será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, às 16h.

E foi justamente contra o Coelho que Gilberto marcou pela última vez. O camisa 99 fez dois gols na vitória por 4 a 0, no Independência, em 14 de maio, pela sexta rodada. Ele foi acionado pelo técnico Pepa no segundo tempo e deu números finais ao jogo.

América é a terceira maior ‘vítima’ do centroavante do Cruzeiro

Ao todo, o atacante enfrentou o América em nove oportunidades e marcou cinco gols – média de 0,55 por jogo. Ele anotou esses tentos defendendo Internacional, Bahia e o próprio Cruzeiro.

Gilberto passou em branco em seu primeiro encontro com o alviverde. Na ocasião, ele saiu do banco de reservas na etapa final e viu o Internacional vencer os mineiros por 4 a 2, no Morenão, em Campo Grande-MS, pela terceira rodada do Brasileirão de 2011.

Já pelo Bahia, o camisa deixou sua marca pela primeira vez contra o Coelho. Foi dele o gol da vitória tricolor por 1 a 0, na Fonte Nova, em Salvador-BA, pela 18ª rodada da Primeira Divisão de 2018.

Gilberto, atacante do Cruzeiro - (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Gilberto não marca pelo Cruzeiro há 16 jogos no Campeonato Brasileiro(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

No returno do campeonato daquele ano, Gilberto foi discreto. Ele entrou no segundo tempo da derrota baiana por 1 a 0, no Independência, pela 37ª rodada, e não conseguiu deixar a sua marca.

Antes de balançar a rede pelo Cruzeiro no clássico deste ano, Gilberto teve outra partida de grande brilhantismo contra o América. O centroavante fez dois gols nos acréscimos, mas não conseguiu evitar a derrota do Bahia por 4 a 3, no estádio Pituaçu, pela oitava rodada do Brasileiro de 2021.

Gilberto ainda tem outras quatro partidas discretas contra o América na Série A, sendo uma pelo Bahia e três pelo Cruzeiro. O último encontro do jogador pelo tricolor baiano contra os mineiros foi no empate por 0 a 0, no Horto, pela 27ª rodada, em 2021.

Depois disso, Gilberto não marcou em três derrotas do Cruzeiro no clássico contra o Coelho no Campeonato Mineiro deste ano: 1 a 0, no Independência, na fase de grupos; 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela ida da semifinal; e 2 a 1, no Horto, pela volta da semifinal.

Times da Série A que levaram gols de Gilberto

  • Flamengo – oito gols
  • Atlético e Corinthians – sete gols
  • América e Vasco – cinco gols
  • Fluminense, Botafogo e Fortaleza – quatro gols
  • Bahia e Palmeiras – três gols
  • Coritiba, Santos, Goiás, Red Bull Bragantino, Athletico-PR e Cruzeiro – dois gols
  • São Paulo e Grêmio – um gol
Compartilhe