A escasses de gols do Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro é tamanha que apenas dois times têm ataque com números inferiores aos do time celeste. Depois de 24 rodadas, a Raposa não supera nem mesmo, nesse quesito, as equipes da zona de rebaixamento.
Ao todo, o Cruzeiro marcou 23 gols. O Coritiba, lanterna da competição, tem 24 tentos anotados. O América, penúltimo colocado, tem 26. O Vasco, na 18ª posição, tem 25, e o Santos, 17º colocado, também tem 23.
Somente Internacional, na 13ª posição, e Goiás, na 15ª, têm ataque pior que o Cruzeiro. Ambos os times balançaram as redes apenas 20 vezes.
Mas se por um lado o ataque celeste precisa ser aprimorado, o técnico Zé Ricardo não tem tantas preocupações com a defesa. O time celeste é um dos melhores nesse quesito com 21 gols sofridos – perde para Atlético (19), Palmeiras (18) e Botafogo (15).
Exceções
Jogos em que o Cruzeiro marcou mais de um gol, como na vitória sobre o Santos (3 a 0), na Vila Belmiro, na 23ª rodada do Brasileiro, são exceções.
Placares elásticos como esse só se repetiram duas vezes: na goleada sobre o América (4 a 0), no Independência, na sexta rodada, e no triunfo diante do Bragantino (3 a 0), fora de casa, na terceira todada.
Outro jogo marcante do Cruzeiro com muitos gols foi contra o Atlhetico-PR. Entretanto, naquela partida, em Curitiba, pela 17ª rodada, a defesa celeste não foi eficiente e os times empataram em 3 a 3.
Mesmo com um retrospecto carente de gols na competição, a expectativa do torcedor para o próximo jogo do Cruzeiro pode ser positiva. Afinal, a Raposa terá pela frente a segunda pior defesa do campeonato. Na 25ª rodada, num domingo (1/10), a partir das 16h, o time celeste encara novamente o Coelho, que já sofreu 49 gols.