Campeonato Brasileiro

Organizada pode ficar cinco anos fora dos estádios por briga no jogo entre Coritiba e Cruzeiro

MPPR anuncia proibição imediata de torcida, reincidente em episódios de violência; órgão de Minas Gerais também apurará responsabilidades
Foto do autor
Compartilhe

Em ação conjunta, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Polícia Militar do estado (PMPR) proibiram a torcida organizada Império, do Coritiba, de entrar em estádios por tempo indeterminado. A facção participou de um confronto em campo com a Máfia Azul, organizada do Cruzeiro, na partida entre as equipes, no sábado passado (11/11), na Vila Capanema, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro.

“O MPPR instaurou hoje inquérito civil em relação à torcida organizada Império e ao Coritiba Foot Ball Club para a devida apuração de responsabilidades. De forma administrativa, a PMPR, com apoio do MPPR e seguindo as indicações da Lei Geral do Esporte, determinou que a torcida organizada Império, para evitar atos de violência, está impedida de adentrar os estádios no Paraná com vestimentas que a identifiquem, bem como portando materiais como mastros e baterias”, diz o comunicado dos órgãos estaduais.

Reincidente em casos de violência, a Império pode ficar afastada dos estádios por até cinco anos. “Por conta de situações de violência ocorridas em jogos anteriores, em julho deste ano, de de forma administrativa, o MPPR já havia deliberado pelo afastamento da Império dos jogos”.

“No entendimento da Promotoria, os novos fatos demonstram que a questão agora deve passar a uma análise do Judiciário, notadamente quanto a um possível afastamento da organizada dos estádios, conforme os dispositivos indicados pela Lei Geral do Esporte, o que pode levar ao afastamento de eventos esportivos por até 5 anos”, concluiu.

Máfia Azul

Em relação à Máfia Azul, as medidas não ficarão por conta do MP paranaense.

“Os fatos estão sendo encaminhados para providências do Ministério Público do Estado de Minas Gerais”, informou a entidade.

Compartilhe