O confronto direto entre Cruzeiro e Vasco, nesta quarta-feira (22/11), às 19h, no Mineirão, em jogo atrasado da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, não terá a presença de público. Esta será a segunda vez na mesma edição da Série A em que as equipes se enfrentarão sem o apoio de seus torcedores.
No primeiro turno, o Vasco duelou contra o Cruzeiro de portões fechados em São Januário, pela 14ª rodada. O encontro no Rio de Janeiro terminou com vitória celeste por 1 a 0, em cobrança de falta do volante Filipe Machado.
Na ocasião, os vascaínos foram impedidos de entrar no estádio devido à uma punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao clube. A casa do cruzmaltino foi interditada no dia 23 de junho, um dia depois da derrota por 1 a 0 para o Goiás, pela 11ª rodada.
A partida terminou com confusão nas arquibancadas, com objetos atirados no gramado e intervenção policial. A briga se estendeu para fora de São Januário e também causou transtornos para moradores da região.
O motivo dos protestos foi a insatisfação dos torcedores com a gestão da 777 Partners, dona da SAF do Vasco. Depois da vitória na estreia, o clube carioca emendou uma sequência de dez jogos sem vencer, com seis derrotas consecutivas.
Cruzeiro x Vasco também não terá torcida no Mineirão
Desta vez, o Cruzeiro foi punido preventivamente pelo STJD com jogos de portões fechados. O clube mineiro não poderá contar com a presença dos torcedores no Mineirão em razão da ‘batalha campal’ na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, na Vila Capanema, em 11 de novembro, pela 34ª rodada.
O jogo em Curitiba ficou marcado por invasões de torcedores no gramado e uma briga generalizada entre membros das organizadas de Cruzeiro e Coritiba.
Por essa razão, José Perdiz de Jesus, presidente do STJD, determinou que as duas equipes mandem suas respectivas partidas com portões fechados até o julgamento em primeira instância. A audiência será feita após o fim do Brasileirão.
Situações dos adversários na tabela
A vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza fez o Cruzeiro subir de posição. Com os três pontos somados diante do Leão do Pici, a Raposa alcançou os 40 e igualou o Vasco na tabela de classificação da Série A.
Os cariocas levam vantagem no número de vitórias (11 contra dez), por isso estão em 15º lugar na tabela – uma posição à frente do Cruzeiro, que tem melhor saldo (2 a -8).