Campeonato Brasileiro

Como fica o Cruzeiro em caso de vitória, empate ou derrota contra Athletico-PR

Raposa tenta afastar risco de rebaixamento em confronto com Furacão, nesta quinta-feira (30/11), no Mineirão, pela 36ª rodada da Série A
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro entra em campo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (30/11), às 20h, no Mineirão, contra o Athletico-PR. Com tropeços de concorrentes, a Raposa busca a vitória em casa para se distanciar do risco de rebaixamento – no momento, as chances de queda são de 1,8%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.

O time celeste está na 14º colocação do Brasileiro, com 44 pontos. Abaixo, veja como ficará a situação do Cruzeiro na luta contra o rebaixamento em caso de vitória, empate ou derrota nesta quinta-feira.

Vitória sobre o Athletico-PR

Se vencer o Athletico-PR, o Cruzeiro vai a 47 pontos, com 12 vitórias. O time só cairá se perder para Botafogo e Palmeiras nas duas rodadas finais e ocorrer a combinação abaixo:

  • Corinthians empatar com Internacional ou Coritiba (47 para 48 pontos);
  • Fortaleza ganhar de Bragantino ou Goiás e perder para o Santos (45 para 48 pontos);
  • Santos ganhar de Athletico-PR e Fortaleza (43 para 49 pontos);
  • Vasco ganhar de Grêmio e Bragantino (42 para 48 pontos);
  • Bahia ganhar de América e Atlético (41 para 47 pontos, com 13 vitórias).

Empate com Athletico-PR

Se empatar com o Athletico-PR, a Raposa vai a 45 pontos, mantendo-se com 11 vitórias. Só cairá se, além de o time perder para Botafogo e Palmeiras, houver a seguinte combinação:

  • Santos ganhar de Athletico-PR ou Fortaleza (43 para 46 pontos);
  • Vasco ganhar de Grêmio ou Bragantino (42 para 45 pontos, com 12 vitórias);
  • Bahia ganhar um jogo e empatar outro contra América e Atlético (41 para 45 pontos, com 12 vitórias).

Derrota para Athletico-PR

Se perder hoje para o Athletico-PR, o Cruzeiro ficará com 44 pontos e 11 vitórias. A queda aconteceria se o time for derrotado por Botafogo e Palmeiras e os demais concorrentes alcançarem os resultados abaixo:

  • Santos somar dois pontos contra Athletico-PR e Fortaleza (43 para 45 pontos)
  • Vasco somar três pontos contra Grêmio ou Bragantino (42 para 45 pontos)
  • Bahia somar três pontos contra América ou Atlético (41 para 44 pontos, com 12 vitórias)

De quantos pontos o Cruzeiro precisa?

Para se garantir matematicamente na Primeira Divisão de 2024 sem depender de resultados de outras equipes, o time celeste precisa conquistar quatro dos nove pontos que ainda disputa.

Ou seja, o Cruzeiro necessita de uma vitória e um empate nos três jogos restantes (Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras) para se garantir na Série A.

Com isso, o time de Paulo Autuori iria a 48 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Bahia – equipe que abre o Z4 e pode chegar, no máximo, a 47 pontos nos dois últimos compromissos no Brasileiro.

Compartilhe