CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro x Athletico-PR: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Cruzeiro e Athletico-PR se enfrentam nesta quinta-feira, no Mineirão, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

Cruzeiro e Athletico Paranaense se enfrentam nesta quinta-feira (30/11), a partir das 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida da 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro é a primeira da Raposa com público desde o confronto entre torcidas organizadas na Vila Capanema, em 11 de novembro, que culminou em punição para o clube.

Devido ao atraso do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Cruzeiro obteve liminar na Justiça e pôde abrir a venda de ingressos para esse jogo. Palco do duelo, o Mineirão terá que ser adaptado para as exigências feitas na sanção da pena. O fechamento de parte do setor Amarelo foi uma das condições impostas.


Cruzeiro x Athletico-PR: situações na tabela

O Athletico-PR é treinado por Wesley Carvalho. O auxiliar fixo assumiu o cargo de forma interina em junho, quando Paulo Turra foi demitido. A equipe não vence há seis jogos e está na oitava colocação do Brasileirão, com 52 pontos.

Já o Cruzeiro está em 14º lugar, com 44 pontos – três acima da zona de rebaixamento. Quem comanda a Raposa – também de forma interina – é o veterano Paulo Autuori, que exerce normalmente o papel de diretor técnico do clube. Ele venceu dois e empatou um jogo desde que substituiu Zé Ricardo na função.

Vitória sobre o Furacão deixa o Cruzeiro perto de selar a permanência na Série A. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os resultados dessa quarta deixaram os mineiros com apenas 1,8% de chance de cair para a Segunda Divisão.

Leia também: Cruzeiro precisa de quantos pontos para se garantir matematicamente na Série A?

Cruzeiro x Athletico-PR: onde assistir

Jogo entre Cruzeiro e Athletico-PR será transmitido por SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view) e Globoplay (streaming).

Cruzeiro x Athletico-PR: prováveis escalações

Raposa e Furacão se enfrentam em cenários opostos no que tange à disponibilidade de atletas. Autuori ganhou reforço ofensivo para essa partida, enquanto Wesley Carvalho terá que lidar com mais dois desfalques.

Cruzeiro

Ausência na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, na segunda-feira, Arthur Gomes volta ao time do Cruzeiro diante do Athletico-PR. O atacante ficou de fora do confronto para cumprir suspensão automática.

Se Autuori mantiver o esquema que vinha atuando antes do jogo contra o Esmeraldino, Arthur reassume o posto de titular na vaga que foi preenchida por Wesley. Nesse esquema, o camisa 19 atua junto de Matheus Pereira e Bruno Rodrigues no ataque, sem um centroavante fixo.

A outra opção do treinador do é colocar um homem de referência na linha de frente. Com isso, Rafael Elias seria o atleta escolhido para ocupar uma posição entre os 11 iniciais. O atacante entrou no segundo tempo do duelo com o Goiás.

Reserva pouco utilizado pelo últimos técnicos do Cruzeiro, João Marcelo entrou bem em duas das três partidas de Autuori no comando da equipe. O zagueiro ganhou espaço na concorrência com Lucas Oliveira e pode ser testado como titular nesta reta final do Brasileirão. Se ganhar uma oportunidade desde o começo, a tendência é que seja no lugar de Neris.

Destaque da Raposa no segundo semestre, Lucas Silva está recuperado de lesão no joelho esquerdo e deve reassumir a titularidade já contra o Athletico-PR. Ian Luccas substituiu o volante durante o período de duas semanas em que ele esteve afastado das atividades.

Wesley, que substituiu Arthur Gomes em Goiânia, machucou o ombro esquerdo e não estará nem no banco de reservas diante do Furacão. O Cruzeiro informou que o camisa 11 passará por cirurgia nesta sexta-feira, no Hospital Mater Dei, em BH, e não atua mais em 2023.

  • Provável escalação: Rafael Cabral; William, Neris (João Marcelo), Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Lucas Silva e Mateus Vital; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes (Rafael Elias)
  • Desfalques: Matheus Jussa (lesão muscular na coxa direita), Rafael Bilu (ruptura do tendão de Aquiles) e Ramiro (ruptura de ligamentos do joelho direito)

Athletico-PR

Wesley Carvalho tem problemas para a partida contra o Cruzeiro: o atacante Agustín Cannobio e o lateral-esquerdo Esquivel se lesionaram nos últimos dias e não viajam para BH. A dupla desfalca o Furacão por causa de dores no corpo.

Por outro lado, o Athletico-PR pode contar novamente com o zagueiro Kaíque Rocha, o meia Alex Santana e o atacante Rômulo, que foram liberados do departamento médico.

Promessa das categorias de base da equipe paranaense, o meia Dudu retornou de convocação da Seleção Brasileira. O jovem jogador integrou o elenco canarinho na disputa do Mundial Sub-17. Relacionado para o jogo contra o Cruzeiro, ele espera fazer sua estreia como profissional no Mineirão.

  • Provável escalação: Bento; Cacá, Thiago Heleno e Vinícius Kauê (Matheus Felipe); Cuello, Erick, Fernandinho, e Christian; Vitor Bueno, Zapelli e Willian Bigode
  • Desfalques: Arturo Vidal (lesão no menisco do joelho direito), Fernando (lesão nos ligamentos do joelho esquerdo), Lucas Esquivel (pubalgia) e Agustín Cannobio (dores musculares)

Cruzeiro x Athletico-PR: personagens

Fernando Seabra, auxiliar técnico do Cruzeiro: “A preparação é muito mais estudo e mental, porque são só três dias a cada jogo. A gente joga na rodada depois de todo mundo, com uma pressão da tabela e com menos tempo para preparar o próximo jogo. Três dias entre um jogo e outro, você não tem tempo hábil para recuperar fisicamente e mentalmente todo mundo. A vitória ajuda muito.”

Wesley Carvalho, técnico do Athletico-PR: “O que define treinador em nosso país são resultados. Não adianta você jogar bem, ter volume de jogo, criar chances e ter expectativa de gols alta, se você não conseguir performar. É assim no esporte, no mundo inteiro. Não é só você ser bom, você tem que trazer resultados. Você pode jogar atrás, rebatendo bola, reativamente e com time completamente defensivo, aí, daqui a pouco, você vai, faz o gol, e vira o melhor treinador do mundo. O que define se você é bom ou não é resultado e performance.”

Cruzeiro x Athletico-PR: arbitragem

  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mastella Moreira (RS)
  • Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Compartilhe
google-news-logo