O Cruzeiro voltará a campo neste domingo (14/4), às 17h, em busca da reabilitação na temporada após a perda do título mineiro e empate com ‘gosto’ de derrota na Copa Sul-Americana. O time celeste medirá forças com o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A reportagem de No Ataque traz abaixo as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações, arbitragem e mais.
A Raposa chega em baixa para o duelo após dois resultados bem frustrantes para o torcedor no Mineirão. O Cruzeiro viu o rival Atlético ficar com o título do Campeonato Mineiro e depois empatou com o modesto Alianza, da Colômbia, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
Os celestes abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo do compromisso internacional, mas cederam o empate no último lance da etapa final. Antes mesmo do término da partida, os cruzeirenses presentes no estádio protestaram contra a postura do time e hostilizaram alguns atletas que vêm sendo contestados.
Já o Botafogo sequer se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca e vem de duas derrotas consecutivas na Copa Libertadores. A pressão sobre o elenco também é grande.
O primeiro revés no torneio internacional foi para o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 3 a 1, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Na segunda rodada do Grupo D, o alvinegro visitou a LDU e perdeu por 1 a 0, em Quito, no Equador.
Cruzeiro x Botafogo: onde assistir
A partida entre Cruzeiro e Botafogo terá transmissão exclusiva do canal Premiere (Pay-Per-View).
Cruzeiro x Botafogo: prováveis escalações
Cruzeiro
O começo da trajetória de Fernando Seabra à frente do profissional do Cruzeiro não está sendo nada fácil. Logo na primeira semana, o comandante está tendo que administrar uma crise técnica de alguns jogadores, como os casos do goleiro Rafael Cabral, do zagueiro Neris e do meia Mateus Vital.
Cabral falhou feio no segundo gol do Alianza ao tentar encaixar a bola com as mãos no gramado e foi muito vaiado pela torcida. Neris também foi alvo das críticas por erros individuais de marcação e de passe. Já Vital foi questionado por não colaborar ofensivamente na construção do time.
Desses, Mateus e Cabral devem perder a condição de titular. Seabra planeja escalar o volante Ramiro ou o meia José Cifuentes entre os 11 iniciais, além do goleiro Anderson.
Em relação a Rafael Cabral, a troca tem a ver com uma provável negociação em definitivo (clique aqui e saiba os detallhes).
Outra mexida certa na equipe será no setor de ataque. Juan Dinenno foi preservado após se queixar de um incômodo muscular. Já havia receio quanto à utilização do centroavante argentino, já que ele sofreu uma pancada no nariz contra o Alianza e seria poupado. Rafa Silva é o provável substituto do camisa 9.
- Provável escalação do Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro (José Cifuentes) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Rafa Silva (Juan Dinenno)
- Desfalques do Cruzeiro: Japa (transição física após lesão no pé direito), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo) e Juan Dinenno (incômodo muscular – local não foi informado)
Botafogo
O Botafogo também passa por um momento similar ao do Cruzeiro de adaptação do novo comando técnico. O técnico português Artur Jorge assumiu o time após a saída de Tiago Nunes, em fevereiro.
Dentro de campo, Artur deve manter a estrutura tática (4-4-2) trabalhada desde o primeiro dia no futebol brasileiro. Entretanto, é provável que o treinador promova uma única mudança na equipe.
Novo reforço do Botafogo, o meia Óscar Romero pode ganhar um lugar entre os 11 iniciais. Ele deve entrar na vaga de Jeffinho. O restante do time deve ser o mesmo que foi derrotado pela LDU.
- Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Danilo, Marlon Freitas e Óscar Romero (Jeffinho); Luiz Henrique, Junior Santos e Tiquinho Soares
- Desfalques do Botafogo: Rafael (fratura na patela do joelho esquerdo), Marçal (lesão na panturrilha esquerda), Eduardo (lesão no tornozelo) e Savarino (problemas físicos)
Cruzeiro x Botafogo: personagens
Lucas Silva, volante do Cruzeiro: “A gente vai unir, vai fortalecer e fechar cada vez mais. Depende de nós começar bem neste Brasileiro. Tem que ser um campeonato completamente diferente do que foi no ano passado”.
Lucas Romero, volante do Cruzeiro: “Rapidamente temos que trabalhar para conseguir a volta por cima. Eu acho que é simples, temos que melhorar nossa atitude. E eu sempre falo de nós jogadores. Não temos que achar desculpa em ninguém de fora, é só nós. Tem que ser autocrítico, como falei, e entender que temos que melhorar rapidamente”.
Cruzeiro x Botafogo: arbitragem
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)