Ramiro “salvou” o Cruzeiro na partida contra o Bragantino, neste domingo (1º/12), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meio-campista entrou no lugar de Álvaro Barreal no intervalo e marcou o gol do empate celeste por 1 a 1, aproveitando-se de rebote do goleiro Cleiton, aos 40 minutos do segundo tempo.
Em entrevista ao Premiere, Ramiro usou a palavra “frsutração” para descrever o sentimento pelo resultado. O Cruzeiro deixou o pelotão de classificação à Copa Libertadores de 2025, já que Bahia e Corinthians ganharam de Cuiabá (2 a 1) e Criciúma (4 a 2), nesse sábado (30/11).
É sentimento de frustração. Não tem outra palavra, tristeza, frustração. Apesar de não ter perdido o jogo, o empate não era o que a gente queria. A gente entendia e sabia que era importantíssimo vencer. Acho que jogamos para vencer, mas o resultado não veio. O futebol é simples, é bola na rede. Não adianta jogar bem, jogar bem, não fazer o gol e não ganhar o jogo. A gente lutou até o fim, tentamos de tudo que foi jeito, cruzando, por tabela, chutando de fora. Mas, como eu falei, o sentimento é de frustração.
Ramiro, meio-campista do Cruzeiro
No duelo com o Bragantino, o Cruzeiro finalizou 22 vezes, porém apenas duas em direção ao alvo (uma foi justamente o gol de Ramiro). A equipe jogou “à moda” Fernando Diniz, com 67% de posse de bola e mais de 600 passes (91% de precisão). Contudo, esse volume não se converteu em oportunidades claras para o time azul e branco.
Briga do Cruzeiro pelo G8
O Campeonato Brasileiro passou a ter G8 com o título do Botafogo na Copa Libertadores da América. O Cruzeiro, que fechou a 35ª rodada em sétimo, com 48, agora soma 49, na nona posição. Apesar do cenário aparentemente desfavorável, o clube mineiro continua dependendo somente de si para regressar ao grupo dos oito mais bem colocados da Série A.
Se vencer o Palmeiras na quarta-feira (4/12), às 21h30, no Mineirão, a Raposa retornará ao G8. Isso porque Bahia e Corinthians, sétimo e oitavo colocados, com 50 pontos, têm confronto direto na Neo Química Arena, em São Paulo, às 20h de terça-feira (3).
Existe ainda a possibilidade de o Cruzeiro voltar ao G8 com um empate diante do Palmeiras. Para isso, o Bahia precisa vencer o Corinthians na capital paulista por dois gols de diferença. Nessa circunstância, a equipe treinada por Fernando Diniz levaria vantagem sobre os comandados de Ramón Díaz no saldo de gols.
Cruzeiro x Palmeiras de portões fechados
Cruzeiro e Palmeiras vão jogar sem a presença de público no Mineirão. A Confederação Brasileira de Futebol tomou essa decisão para manter a isonomia em relação ao duelo da 18ª rodada, em que o Verdão venceu por 2 a 0, em 20 de julho.
Na ocasião, o Allianz Parque, em São Paulo, recebeu torcedores cruzeirenses. Já o Mineirão não poderia contar com palmeirenses, conforme recomendado pelo Ministério Público de Minas Gerais à Polícia Militar e demais autoridades.
O MPMG surgeriu a realização do jogo somente com cruzeirenses nas arquibancadas no Mineirão por causa dos episódios de violência entre torcedores dos clubes – sobretudo a emboscada que ocasionou a morte de um torcedor na Rodovia Fernão Dias.