CRUZEIRO

Cruzeiro tem diferencial para ir melhor neste Brasileiro que nos últimos

Com Kaio Jorge e Gabigol em boa fase, Cruzeiro se vê diante de cenário contrário ao dos últimos anos, quando teve problemas no ataque

Um diferencial do Cruzeiro de 2025, que compete de maneira forte no Campeonato Brasileiro, é o ataque. Nas últimas temporadas, a Raposa sofreu com a falta de gols em várias ocasiões. Agora, o time tem se aproveitado do momento positivo que vivem as principais referências da posição: Kaio Jorge e Gabigol.

Quem tem tido uma dor de cabeça positiva com isso é o técnico Leonardo Jardim, que contrariou as expectativas e montou uma escalação titular sem o jogador mais famoso do grupo. Gabigol, que ainda não retomou essa vaga, tem entregue números fortes mesmo vindo do banco em várias oportunidades. E quando foi acionado no 11 inicial, o atacante também não decepcionou.

Gabigol: útil vindo do banco ou como titular

Na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, fora de casa, no domingo (25/5), Gabigol foi titular, jogou mais recuado e contribuiu com duas assistências. De quebra, ainda foi eleito pelo Brasileirão o melhor jogador da partida pela 10ª rodada. Ele já havia dado um passe para gol no triunfo anterior, por 3 a 0 sobre Vila Nova, também como visitante, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Gabigol tem 21 jogos oficiais em 2025, nove tentos e quatro assistências. Desde que o Campeonato Mineiro terminou, o camisa 9 começou jogando nove vezes e foi reserva utilizado em cinco. Jardim vem elogiando essas performances recentes e chegou a afirmar em entrevista que o atleta precisa de mais oportunidades como titular.

Kaio Jorge: o principal nome do Cruzeiro na Série A

Protagonista do ataque do Cruzeiro, Kaio Jorge vem fazendo um grande começo de Série A. O centroavante marcou seis gols e distribuiu duas assistências nos nove jogos em que atuou.

Na Copa do Brasil, a boa fase se mantém. Kaio Jorge balançou as redes duas vezes no triunfo por 2 a 0 sobre o Vila Nova, na ida da chave. A Raposa passou com placar agregado de 5 a 0 diante dos goianos.

Os números gerais da temporada são de 16 partidas oficiais, oito gols e duas assistências. Kaio Jorge só não foi bem no Mineiro, quando voltava de lesão e atuou pouco, e na Copa Sul-Americana, torneio em que foi usado por apenas 67 minutos ao longo de três partidas.

As atuações de Kaio Jorge têm rendido elogios de companheiros e da mídia especializada. Gabigol exaltou o parceiro de ataque e disse que ele merece uma chance na Seleção Brasileira.

Cruzeiro sofreu com falta de goleadores

Em 2023, quando voltou à elite após três temporadas na Série B, o Cruzeiro viveu grande crise de gols. Todas as principais contratações da temporada deram errado e não continuaram no clube. A Raposa investiu em atletas como o atacante Wesley e os centroavantes Gilberto, Rafael Elias e Henrique Dourado.

Nesse ano, o único que se sobressaiu no ataque do Cruzeiro foi o Bruno Rodrigues, que havia sido contratado na temporada anterior. O ponta esquerda fez 13 gols e deu sete assistências em 2023, números que ajudaram a Raposa a se livrar do rebaixamento e a garantir vaga na Sul-Americana.

Mas Bruno Rodrigues manteve a escrita dos artilheiros recentes do Cruzeiro, de baixa quantidade de gols. De 2020 para cá, apenas o centroavante Edu, em 2022, balançou as redes mais de 20 vezes. O ‘Imperador Azul’, considerado xodó da torcida celeste, fez 22 gols no ano em que o time foi campeão da Série B e conseguiu o tão aguardado acesso.

Em 2024, o artilheiro do Cruzeiro foi o meia-atacante Matheus Pereira, com 11 bolas na rede. Kaio Jorge, que foi contratado em junho, foi bem na campanha do vice-campeonato da Sul-Americana, mas estava fase de adaptação e não havia assumido o protagonismo que tem atualmente. Ele fez sete gols em 23 jogos nesse período – cinco no torneio continental e dois no Brasileirão. Já Gabigol chegou só em 2025.

Artilheiros do Cruzeiro nas últimas temporadas

  • 2020: Rafael Sobis, meia-atacante (seis gols em 16 jogos)
  • 2021: Matheus Barbosa, volante (sete gols em 27 jogos)
  • 2022: Edu, centroavante (22 gols em 48 jogos)
  • 2023: Bruno Rodrigues, ponta (13 gols em 49 jogos)
  • 2024: Matheus Pereira, meia-atacante (11 gols em 59 jogos)

Cruzeiro nas últimas temporadas do Brasileirão

  • 2020: 11º colocado da Série B (ficou sem o acesso)
  • 2021: 14º colocado da Série B (ficou sem o acesso)
  • 2022: campeão da Série B
  • 2023: 14º colocado da Série A (classificou à Sul-Americana)
  • 2024: nono colocado da Série A (classificou à Sul-Americana)
Compartilhe
Sair da versão mobile