O Cruzeiro se diferencia de todos os outros 19 times da Série A do Campeonato Brasileiro em relação ao comportamento no mercado. Desde a abertura da segunda janela de transferências, a Raposa ainda não registrou novos jogadores. Antes, durante o período excepcional devido à Copa do Mundo de Clubes, a conduta do clube estrelado foi a mesma.
Conforme tornado público em diversas oportunidades, a meta da diretoria celeste é agir com cautela, contratar pontualmente e não cometer loucuras quando o assunto é dinheiro. O departamento de futebol também preza por atletas mais jovens e que possam dar retorno técnico e financeiro.
Em entrevista a Jaeci Carvalho, colunista do Estado de Minas, Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Cruzeiro, garantiu à torcida que o clube contratará duas peças: “O Cruzeiro está tendo a cautela nas negociações para que possamos fazer investimentos dentro da nossa realidade financeira. Desde o início, dissemos que iríamos contratar dois atletas. Estamos trabalhando e vamos trazer esses atletas, mas não vamos fazer loucuras”.
Quem é o principal alvo do Cruzeiro?
Hoje, o principal alvo do Cruzeiro no mercado é o atacante Luis Sinisterra, do Bournemouth, da Inglaterra. Velocista e driblador, o colombiano de 26 anos se encaixa nos requisitos propostos pelo técnico Leonardo Jardim, que solicitou a chegada de novos pontas.
O atacante também agrada em relação aos termos de negócio. De acordo com a Sky Sports, Sinisterra assinará contrato de empréstimo por um ano. Assim, a Raposa não terá de desembolsar um valor exorbitante – pelo menos de forma inicial, até ser convencido ou não da necessidade de um investimento maior e por mais tempo.
Em entrevista coletiva nessa quinta-feira (13/8), Andoni Iraola, técnico do Bournemouth, disse que a tendência é que o colombiano não reforce o elenco para enfrentar o Liverpool, em Anfield, nesta sexta-feira (14/8), às 16h (de Brasília), pela primeira rodada da Premier League: “Existe uma incerteza sobre o futuro. O mais provável é que ele não viaje”.
Quais jogadores deixaram o Cruzeiro?
Durante o período de movimentações especificado, o Cruzeiro se ‘desfez’ de dois jogadores que estavam no elenco principal. No último dia da janela excepcional, em 10 de junho, o atacante Juan Dinenno, pouco aproveitado no elenco, rescindiu com a Raposa e assinou vínculo com o São Paulo.
Ainda, nessa quarta-feira (13/8), o Ceará anunciou a contratação do meio-campista Rodriguinho. O jovem atleta de 22 anos permanecerá no Vozão até o fim da atual temporada – o contrato com o Cruzeiro vai até 2027.
Outros dois atletas que já estavam emprestados pela Raposa ganharam novos destinos – também de forma provisória. O meio-campista Gui Meira, que defendia o Aparecidense-GO, transferiu-se ao Feirense, de Portugal. O zagueiro Pedrão, inicialmente cedido ao Avaí, assinou com o Pafos, do Chipre.
Renovações no Cruzeiro
Também em junho, a Raposa oficializou a contratação em definitivo do atacante Marquinhos – estava emprestado pelo Arsenal até o fim do ano – e renovou o contrato dos volantes Lucas Romero e Lucas Silva – ambos até o fim de 2027. Os três negócios, entretanto, não estão diretamente relacionados à janela, isto é, o clube poderia tê-los feito a qualquer momento, já que os atletas tinham contrato até dezembro.
Posteriormente, no início de julho, o Cruzeiro estendeu o contrato de Cauan Baptistella, meia-atacante de 17 anos, até dezembro de 2030. A diretoria da Raposa concordou em uma valorização salarial e definiu uma estratégia para a transição do jovem jogador.
Pré-contrato assinado
Apesar de não ter contratado para a atual temporada, o Cruzeiro se planeja para o próximo ano. Em 19 de julho, Matheus Cunha, goleiro do Flamengo, assinou pré-contrato com o clube estrelado para se apresentar em 2026.
Movimentações na Série A
O Bahia estava na mesma situação do Cruzeiro. Entretanto, o tricolor chegou a um acordo com o Santos para contar com o goleiro João Paulo por empréstimo até o fim da atual temporada. O arqueiro desembarcou em Salvador nessa quinta-feira (14/8) para realizar exames e assinar contrato.
- Atlético: Alexsander (volante), Reinier (meia-atacante) e Biel (atacante)
- Bahia: João Paulo (goleiro)
- Botafogo: Cristhian Loor e Neto (goleiros) Kaio Pantaleão (zagueiro), Danilo (volante) Álvaro Montoro e Jordan Barrera (meio-campistas) e Arthur Cabral e Joaquín Correa (atacantes)
- Bragantino: Gustavo Marques (zagueiro) e Vanderlan (lateral-esquerdo)
- Ceará: Vina, Vinicius Zanocelo e Rodriguinho (meio-campistas)
- Corinthians: Vitinho (atacante)
- Flamengo: Emerson Royal (lateral-direito), Jorginho (volante), Saúl e Carrascal (meio-campistas) e Samuel Lino (atacantes)
- Fluminense: Luciano Acosta (meio-campista) e John Kennedy e Soteldo (atacantes)
- Fortaleza: Vinicius Silvestre e Helton Leite (goleiros), Weverson (lateral-esquerdo), Matheus Pereira e Yeison Guzmán (meio-campistas) e José Herrera e Adam Bareiro (atacantes)
- Grêmio: Fabián Balbuena (zagueiro) e Carlos Vinicius (atacante)
- Internacional: Alan Benítez (lateral-direito), Richard Coelho e Alan Rodríguez (volantes)
- Juventude: Jandrei e Gaston Guraceaga (goleiros), Igor Formiga (lateral-direito), Marcelo Hermes (lateral-esquerdo), Hudson (volante), Lucas Fernandes (meio-campista) e Rafael Bilu e Gabriel Veron (atacantes)
- Mirassol: Felipe Jonatan (lateral-esquerdo), Carlos Eduardo, Francisco da Costa e Alesson Batista (atacantes)
- Palmeiras: Khellven (lateral-direito) e Ramón Sosa (atacante)
- Santos: Igor Vinícius e Mayke (laterais-direitos), Willian Arão (volante), Gustavo Caballero (atacante)
- São Paulo: Dinenno e Gonzalo Tapia (atacantes)
- Sport: Gabriel Vasconcelos (goleiro), Ramon Menezes (zagueiro), Aderlan (lateral-direito), Kevyson (lateral-esquerdo), Matheusinho (meio-campista), Pedro Augusto (volante) e Ignacio Ramírez, Léo Pereira e Derik (atacantes)
- Vasco: Thiago Mendes (volante) e Andrés Gómez (atacante)
- Vitória: Thiago Couto (goleiro), Rúben Rodrigues e Rúben Ismael (meio-campistas) e Renzo López, Aitor Cantalapiedra e Romarinho (atacantes)
Períodos das janelas de transferências
Para a atual temporada do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou quatro períodos para movimentações de atletas: entre 3 de janeiro de 2025 e 28 de fevereiro; entre 10 de março e 11 de abril (para jogadores que disputaram algum campeonato estadual); entre 1 e 10 de junho (devido ao Mundial de Clubes); e entre 10 de julho e 2 de setembro.