Técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, foi resgatado no hotel onde mora nessa segunda-feira (6/5), na Zona Norte de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, por conta das enchentes que atingem a cidade e vários outros municípios do estado brasileiro. Mesmo em meio à situação dramática, o ídolo tricolor esbanjou bom humor e fez brincadeiras com os responsáveis pelos resgates.
“Começamos a resgatar idosos, crianças e gestantes primeiro. Fizemos duas, três viagens, aí começou o pessoal mais jovem. Quando a gente se surpreendeu, estava o Renato ali no meio. Muito carismático, resenha demais, nem parecia que estava numa situação daquelas”, disse Luis Francisco da Rosa Sabino, corretor de imóveis e um dos responsáveis pelos resgates, ao ge.globo.
Renato foi reconhecido assim que apareceu entre os resgatados. Perguntado se estava tudo certo, ele respondeu: “tudo certo não. Tudo certo se estivesse na praia, né?”, de acordo com Sabino.
O técnico também brincou com o colete salva-vidas, usado por ele durante o resgate. “Quando chegou na hora de descer do barco, ele falou ‘é a primeira vez que vão me ver de colete, eu sempre fui titular, quem usa colete é o pessoal que fica no banco'”, disse Luis. Em terra, o ídolo do Grêmio foi buscado por funcionário do clube.
O corretor também contou ao ge.globo que Renato tirou fotos com todas as pessoas que pediram – inclusive com Sabino.
Renato Gaúcho se pronunciou após ser resgatado
Renato Gaúcho se manifestou após ser resgatado de enchente no Rio Grande do Sul nessa segunda-feira. O treinador do Grêmio estava ilhado no hotel onde mora, em Porto Alegre, capital do estado.
No Instagram, Renato publicou foto com Marcelo, um dos responsáveis por resgatá-lo. “Marcelo é um dos guerreiros que está salvando diversas vidas dessa catástrofe que estamos vivendo. Muito obrigado pela ajuda que você me deu e por toda ajuda que você vem dando para tanta gente que está precisando. O mundo precisa de mais pessoas como você”, escreveu o treinador.
Segundo boletim publicado pela Defesa Civil nesta segunda-feira, o número de mortos em decorrência das inundações e dos temporais no Rio Grande do Sul chegou a 85. Ainda, 111 pessoas estão desaparecidas e 291 feridas. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 149.300 pessoas foram forçadas a sair de casa.
Jogos adiados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou as partidas dos times gaúchos pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fez o mesmo com os jogos de Internacional (contra o Real Tomayapo, pela Copa Sul-Americana) e Grêmio (contra o Huachipato, pela Copa Libertadores), a serem disputados nesta terça-feira (7/5) e quarta-feira (8/5), respectivamente.
A Arena do Grêmio teve o gramado coberto pela água nesse sábado. O CT do Colorado foi completamente inundado pela cheia do Rio Guaíba nessa sexta-feira (3/5), assim como o Beira-Rio.