A Série B do Campeonato Brasileiro concluiu na noite desta segunda-feira (20/11) a 37ª rodada. Com isso, os cenários na briga pelo acesso à Série A e contra o rebaixamento à Sèrie C estão bem aquecidas. Veja abaixo as situações das equipes envolvidas.
Todas as partidas da última rodada da Segunda Divisão de 2023 ocorrerá de forma simultânea no sábado (18/11), às 17h.
Briga pelo acesso
Como Vitória e Criciúma já garantiram vaga na próxima edição da Série A do Campeonato Brasileiro, duas vagas restam para a disputa de seis clubes diferentes.
Juventude e Vila Nova, que tem 62 pontos e 61 pontos, estão dentro do G4 e dependem apenas das próprias forças, ou seja, é só vencer os adversários nas últimas rodadas para garantir que estarão na elite do futebol brasileiro. Em caso de empate ou derrota, as equipes terão que contar com tropeços semelhantes dos quatro rivais diretos.
Já o Atlético-GO, quinto colocado, deve vencer e torcer para que Juventude ou Vila Nova sejam derrotados. O Novorizontino, com 60 pontos, tem contas parecidas com o Atlético-GO, mas também inclui o time goiano justamente por estar uma posição abaixo.
Por fim, Mirassol e Sport também conquistaram 60 pontos, mas tem vitórias a menos (17 e 16, respectivamente) e devem contar com combinações de resultados para buscar o acesso à Série A.
Próximo jogos dessas equipes
Três das seis equipes que brigam por vaga na Série A farão o último e decisivo jogo em casa. O Atlético-GO receberá o Guarani no Antônio Accioly, enquanto o Novorizontino enfrentará o Criciúma no Jorjão, e o Sport duelará com o Sampaio Corrêa, que ainda briga para permanecer na Série B, na Ilha do Retiro.
Já os outros times terão compromissos como visitantes. O Juventude visitará o Ceará no PV, enquanto o Vila Nova enfrentará o rebaixado ABC no Frasqueirão, e o Mirassol duelará com o Tombense, que ainda está luta contra o rebaixamento, no Almeidão.
Luta contra o rebaixamento
Com o rebaixamento já decretado de ABC e Londrina e o alívio por parte do Ituano, que venceu na 37ª rodada e não corre mais riscos de queda, a Série B de 2023 conta com quatro equipes brigando para não ficar em 17º e 18º.
O Sampaio Corrêa goleou o Avaí por 4 a 0 na noite de segunda-feira (20/11), no Castelão, em São Luís-MA, e subiu três posições. O time está na 15ª colocação com 39 pontos, mesma pontuação e mesmo número de vitórias (8) da Ponte Preta. A Macaca está em 16º e fica atrás do time maranhense por conta do saldo de gols (-14 contra -10).
Já dentro da zona do rebaixamento, Tombense e Chapecoense têm 37 pontos e conquistaram nove e oito triunfos, respectivamente. Logo, mineiros e catarinenses compartilham da mesma conta pra sobreviver na Série B: devem vencer e torcer para que Ponte ou Sampaio apenas empatem na última rodada.
Próximos jogos dessas equipes
Três equipes que lutam pela permanência na Série B jogarão a 38ª rodada em casa. O Tombense enfrenta o Novorizontino, que ainda almeja o acesso – está em sexto, com 60 pontos. Já a Chapecoense pega o campeão Vitória, que soma 72. Por fim, a Ponte Preta medirá forças com o CRB, na intermediária da classificação.
Por outro lado, o Sampaio Corrêa sairá para encarar o Sport, também com perspectiva de terminar a Segunda Divisão entre os quatro primeiros (60 pontos), apesar da crise de maus resultados que culminou na saída do técnico Enderson Moreira.