Revelação da base do América, Renato Marques tem sido um dos protagonistas do time na temporada 2024. Apesar da pouca idade, o jovem de 20 anos é o atacante titular do técnico Cauan de Almeida, que tem dado respaldo para que o garoto ganhe ainda mais confiança. Na última partida, o jogador igualou marca de outro grande nome que surgiu nas categorias de base do Coelho – Richarlison.
Integrado ao profissional do América em 2022, Renato chamou atenção no Sub-20 quando levou o time até a final da Copinha em 2023. Na ocasião, acabou com o vice, e o Palmeiras se sagrou campeão. Até então, são 30 jogos disputados, nove gols e duas assistências.
Diante do Vila Nova, nessa quarta-feira (10/5), pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Renato foi autor do primeiro gol da vitória por 3 a 1 do Coelho. Ao balançar as redes, ele igualou a marca de Richarlison com a camisa americana.
Pelo América, ainda em 2015, o Pombo disputou 24 partidas, marcou nove gols e contribuiu com duas assistências. Joia da base do Coelho, o jogador logo ganhou destaque e foi vendido ao Fluminense. Posteriormente, seguiu para a Europa – defendeu Watford E Everton, até chegar no Tottenham, seu clube atual.
Além disso, Richarlison brilhou com a camisa da Seleção Brasileira. Ele foi campeão olímpico (2016) e ganhou uma Copa América (2019). O atacante também foi convocado para a Copa do Mundo do Catar (2022).
Artilheiros da base do América
Nos últimos anos, o América revelou outros atacantes. Fato é que Richarlison é tido como a maior revelação – pelos números impressionantes da carreira. Se comparado aos demais jogadores da base, Pombo e Renato ficam no topo da lista – com nove gols.
Logo atrás vem Bruno Sávio (atualmente no Bolívar, da Bolívia), que surgiu na base na mesma época de Richarlison. O atacante, contudo, não se destacou da mesma forma.
O maior artilheiro do América revelado pela base é Matheusinho. Entretanto, o atacante disputou 213 jogos pelo Coelho – número muito superior ao dos demais. Pelo Coelho, ele marcou 23 gols e deu 18 assistências.
- Richarlison – 9 gols (24 jogos)
- Renato Marques – 9 gols (30 jogos)
- Bruno Sávio – 4 gols (50 jogos)
- Vitão – 3 gols (30 jogos)
- Rubens – 3 gols (29 jogos)