Decisivo para salvar o Athletic da queda à Série C do Campeonato Brasileiro e possível convocado para a Copa do Mundo de 2026. Jogador da seleção de Cabo Verde, o atacante Alessio da Cruz fez dois gols, virou o jogo neste domingo (23/11) e ajudou a equipe mineira a permanecer na Segunda Divisão.
Diante do Paysandu, na Arena Sicredi, pela 38ª e última rodada da Série B, o Athletic sofreu o primeiro gol e só buscou a virada na etapa final. E o responsável pela recuperação que evitou o rebaixamento à Terceira Divisão saiu do banco.
Alessio da Cruz foi acionado no intervalo, na vaga de Guilherme Cachoeira, e marcou os dois gols do Athletic: nos minutos 32 e 42. O atacante cabo-verdiano garantiu os três pontos e a permanência na Série B.
Com os placares no momento em que perdia para o Paysandu, o time de São João del-Rei estava dentro da zona de rebaixamento. Porém, além dos gols de Alessio, a Ferroviária sofreu a virada diante do Operário-PR e caiu para a Série C, enquanto o Athletic terminou na 15ª colocação, com 44 pontos.
Alessio da Cruz com a camisa do Athletic
Alessio da Cruz chegou ao Athletic em meio à temporada de 2025 e ainda não se firmou em solo brasileiro, tanto que começou o jogo decisivo da permanência no banco de reservas. Até por isso, o duelo deste domingo (23/11) pode marcar uma reviravolta pra o atacante.
O cabo-verdiano de 28 anos fez 12 partidas pelo Athletic – seis como titular -, venceu apenas três jogos e só havia feito um gol até o “doblete” contra o Paysandu. Desta forma, Alessio terminou a Série B de 2025 com três gols e nenhuma assistência.
Mesmo com a irregularidade com a camisa do Athletic, o atacante segue com moral na preparação de Cabo Verde rumo à Copa do Mundo. Alessio da Cruz, que nasceu na Holanda e se naturalizou cabo-verdiano, voltou a ser escolhido pelo técnico Pedro Brito para a última data Fifa e entrou no segundo tempo do duelo com o Irã, em amistoso que terminou empatado sem gols em 13 de novembro.