Falta menos de um mês para a estreia do América na Série B do Campeonato Brasileiro. Na temporada em que o objetivo é retornar à elite nacional, o Coelho apostou em Cauan de Almeida. Aos 35 anos, ele será o técnico mais jovem da competição.
Essa é a primeira experiência de Cauan como treinador principal. Anteriormente, ele já havia sido auxiliar em outros clubes do país – inclusive no próprio Coelho. Até o momento, tem feito bom trabalho, tendo levado o time à semifinal do Campeonato Mineiro. O principal tropeço até aqui foi a eliminação precoce para o Maringá na Copa do Brasil.
Idade dos técnicos da Série B
Cauan de Almeida é o único técnico da Série B com idade abaixo dos 40 anos. Depois dele, os mais novos são Daniel Paulista, do CRB, e Eduardo Barroca, do Avaí, ambos com 41.
O mais velho é Hélio dos Anjos, treinador do Paysandu, que tem 66 anos. Márcio Fernandes (Vila Nova), com 62, e João Brigatti (Ponte Preta), com 60, completam a lista dos sexagenários.
Veja a idade dos técnicos da Série B:
- Paysandu – Hélio dos Anjos – 66 anos
- Vila Nova – Márcio Fernandes – 62 anos
- Ponte Preta – João Brigatti – 60 anos
- Coritiba – Guto Ferreira – 58 anos
- Ceará – Vagner Mancini – 57 anos
- Guarani – Claudinei Oliveira – 54 anos
- Novorizontino – Eduardo Baptista – 53 anos
- Amazonas – Luizinho Vieira – 52 anos
- Santos – Fábio Carille – 50 anos
- Ituano – Alberto Valentim – 49 anos
- Botafogo-SP – Paulo Gomes – 48 anos
- Mirassol – Mozart Santos – 44 anos
- Chapecoense – Umberto Louzer – 44 anos
- Operário – Rafael Guanaes – 43 anos
- Sport – Mariano Soso – 42 anos
- Brusque – Luizinho Lopes – 42 anos
- Avaí – Eduardo Barroca – 41 anos
- CRB – Daniel Paulista – 41 anos
- América – Cauan de Almeida – 35 anos
- Goiás – Sem treinador*
*O Goiás, que recentemente demitiu Zé Ricardo, não anunciou o novo treinador até a publicação da matéria
Desempenho de Cauan de Almeida no América
Cauan de Almeida foi anunciado pelo América em dezembro de 2023. Até o momento, ele comandou a equipe em 11 partidas. No Campeonato Mineiro, foram 10 jogos, seis vitórias, três empates e uma derrota.
O resultado negativo foi na partida de ida da semifinal, contra o Atlético, na Arena MRV. Na ocasião, o Galo venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Hulk.
No confronto seguinte, o Coelho teria de vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar à final, o que não ocorreu. O jogo terminou com vitória americana por 2 a 1, Bruno Fuchs (contra) e Vitor Jacaré balançaram as redes para o América, mas o gol atleticano marcado por Paulinho foi responsável por selar a eliminação do time de Cauan de Almeida.
Na Copa do Brasil, o América visitou o Maringá pela primeira fase. O time mineiro tinha a vantagem do empate para avançar no confronto, mas acabou sendo derrotado por 2 a 0 e deu adeus de forma precoce à competição.
O Coelho volta a campo oficialmente em 19 de abril, contra o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeiro Preto, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O horário da partida ainda será confirmado.
Números do América sob o comando de Cauan de Almeida
- Jogos: 11
- Vitórias: 6
- Empates: 3
- Derrotas: 2
- Gols marcados: 20
- Gols sofridos: 7