AMÉRICA

Juninho cita ‘histórico’ do América na Série B e faz alerta para a disputa

Juninho projetou Série B pelo América e relembrou título perdido na última rodada; Coelho estreia nesta sexta-feira, diante do Botafogo-SP
Foto do autor
Compartilhe

Em preparação para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro há praticamente um mês, o América entra em campo nesta sexta-feira (19/4), para enfrentar o Botafogo-SP, às 19h, no Estádio Santa Cruz, pela primeira rodada da competição. Capitão do Coelho, o volante Juninho citou o histórico de boas campanhas do alviverde na Segundona, mas fez alerta e relembrou título perdido na última rodada.

Em entrevista ao No Ataque, Juninho destacou o principal objetivo do clube para 2024: retornar a Série A. O volante também falou do histórico do Coelho na Série B e reforçou a força do time para a disputa. O alviverde já levantou a taça duas vezes, em 1997 e 2017, e pode, inclusive, se tornar o maior campeão.

“Nós tivemos um tempo ‘forçado’ para trabalhar, mas que o time aproveitou bem pra melhorar e nos fortalecer. Para evitar surpresas ruins no campeonato. Sabemos que é um campeonato difícil. O América carrega isso de ser um clube forte na Série B. Sempre que participa tem boas campanhas. A gente sabe que as equipes veem isso e sabem. E estão trabalhando pra criar dificuldades para nós. Não vou afirmar que estamos 100% preparados, porque o que vai dizer isso são os resultados”, disse.

O capitão também citou os últimos anos do América na Séria A, com conquistas inéditas, que são uma motivação para que o time retorne ainda mais forte à elite. Ele relembrou a dura queda em 2023, em que o Coelho foi rebaixado com antecedência, como lanterna do campeonato.

“Temos as melhores expectativas. Vamos entrar sem o peso, mas com a responsabilidade de ser protagonista. Nós viemos de uma sequência muito boa, com Libertadores, Sul-Americana e foi um baque muito grande ano passado (a queda). E a resposta imediata é mais fácil de manter de pé. Acho que esse ano é isso, dar uma resposta e voltar logo (à Série A) para se manter de pé”, falou.

Alerta e título perdido na última rodada

Além disso, Juninho fez um alerta para a disputa da Série B. O experiente jogador de 36 anos disse que o início da competição é crucial para que o desfecho seja positivo. Ele relembrou o título que o América perdeu na última rodada do torneio de 2021.

“Precisamos ter pensamento grande, mas manter os pés no chão. A humildade não está em ficar se escondendo e correndo das responsabilidades. Temos responsabilidade. E a expectativa é briga pelo título. Mas vai ser uma Série B difícil, com muito times paulistas, que a gente sabe que é difícil enfrentar. Já vivi temporadas que começamos mal e durante fazer uma boa campanha e no final a gente não conseguiu pelo último jogo. É importante o início, o meio e o fim. Como termina, o começo vai influenciar. Se a gente não enxergar essa Série B difícil e forte e achar que o acesso vai chegar pro América porque somos considerados fortes, vamos estar enganados. Temos que continuar fazendo”

Juninho, capitão do América

Na ocasião, ainda em 2021, o América foi para a última rodada com chances de ser campeão. No Independência, o Coelho fez sua parte: venceu o Avaí por 2 a 1. Depois do apito final, contudo, não houve comemoração. Isso porque os jogadores precisavam esperar acabar o jogo entre Chapecoense e Confiança, na Arena Condá.

A Chape marcou um gol aos 52 minutos do segundo tempo, de pênalti, e fez 3 a 1. O gol deu o título à equipe catarinense por causa do saldo de gols: 21 a 20.

Compartilhe